Jesus é mais interessante segundo Saramago


Gente, amei o O Evangelho segundo Jesus Cristo (1991), romance de José Saramago, que conta a história da vida de Jesus!


Uma narrativa espetacular sobre a história de Jesus , que desagradou totalmente a igreja, o que já é bom demais. Veja esse trecho:


“O filho de José e Maria nasceu como todos os filhos dos homens, sujo do sangue de sua mãe, viscoso das suas mucosidades e sofrendo em silêncio. Chorou porque o fizeram chorar, e chorará por esse mesmo e único motivo.”


O livro de Saramago é uma história sensacional, de um Jesus que além de ter nascido como todos os homens, tem características da sua é poca e do seu povo (magro, moreno, olhos e cabelos escuros) e Maria não fora escolhida para ser a mãe do filho de Deus por causa das suas virtudes, mas porque transava com José no momento em que o Senhor desejou ter um filho e plantar uma sementinha.


Jesus de Saramago viveu um grande ramance com Maria Madalena, que acabou tendo a aprovação de Maria, a sogra. Jesus abandonou sua mãe e os seis irmãos (acho que eram seis), quando José foi crucificado. Queria buscar a sua culpa, tendo descoberto que José poderia ter salvo outras 25 crianças, além dele, quando ouviu guardas de Heródes comentando as ordens do rei enlouquecido à beira da morte para eliminar as crianças de até quatro de idade. Mas José não avisou a nenhum pai, preocupado em chegar a tempo de salvar o seu filho pequeno.


Um livro genial mesmo.


Comentários