Santo Antônio sofredor

Minha amiga Carmela Talento lembrou bem no blog do Rio Vermelho que é tempo de rezar para Santo Antônio ( Amanhã é dia de rezar Santo Antônio da Igrejinha), o primeiro santo a ser homenageado no mês de junho com rezas durante 13 dias. Portanto, solteiras e solteironas sonhadoras com um casamento (isso ainda existe?) é hora de se concentrar, ter fé e fazer aquelas simpatias malucas pra ver se o santo ajuda a “desencalhar” (há quem ainda use essa expressão bizarra).

São inúmeras as lendas e “causos” de moças desesperadas que castigam Santo Antônio, cada uma mais absurda ou engraçada que a outra. Tenho uma amiga que roubou o menino Jesus dos braços do santo para ele atender o seu pedido e jurou que só devolveria quando ele atendesse. Coincidência ou não, ela casou.
Outra vizinha minha não teve a mesma sorte. Colocava a imagem do santo de cabeça para baixo pendurado embaixo da cama, pra ver se ele ajudava o eterno namorado a se definir. Mas parece que Santo Antônio não se deixou quebrar pela pressão, ou ficou com raiva mesmo de tantos maus tratos e deixou o cara casar com outra.

Das lendas da cidade, é curiosíssima a da igreja do Santo Antônio Além do Carmo. O busto do santo está encravado na frente da igreja (conheço outra igreja que a imagem fica do lado de fora do templo, que é o cristo crucificado na frente da igreja do município de Livramento de Nossa Senhora). Conta-se que o busto foi colocado na frente da igreja do Santo Antônio como vingança de uma noiva de família rica e influente de Salvador que foi abandonada no altar. Deixou o santo no tempo, exposto ao sol e à chuva para pagar por não ter ajudado a segurar o noivo. Haja desespero!

Às interessadas, eis aqui algumas simpatias de Santo Antônio:

PARA ARRANJAR NAMORADO:
*Comprar uma pequena imagem de Santo António. Virar o Santo Antônio de cabeça para baixo, dentro de um copo com água, dizendo que o porá de pé quando tiver arranjado namorado.
ou
*Pegue na imagem do Santo António, e fale com ele. Diga-lhe que enquanto ele não lhe arranjar um namorado ficará no frigorifico, se demorar que irá para o congelador. Retire-o de lá quando o seu amor lhe bater á porta.
ou
* Logo na manhã do dia 12 de Junho, véspera de Santo Antonio, compre um metro de fita azul, de qualquer largura, e escreva nela o nome completo da pessoa amada. Guarde a fita junto ao seu coraçao. À noite, conte 7 estrelas no céu, e enquanto conta faça um pedido ao santo, para que ele ajude você a conquistar o coração dessa pessoa. No dia seguinte, amarre a fita nos pés da imagem de Santo Antonio e deixe lá, até conseguir namorar com ele ou com outro de seu agrado.
ou
No dia de Santo Antonio em uma festa junina coloque água na boca e comece a rodar em volta da fogueira O primeiro nome que você ouvir alguém chamando ou gritando Será o nome do seu futuro marido.

PARA SABER O NOME DO FUTURO MARIDO

*Deve comprar um facão e, à meia-noite do dia 12 de junho, cravá-lo numa bananeira. O líquido que escorrer da planta deve formará a letra do nome do futuro amor.
Ou
*Uma das mais antigas tradições diz que, para descobrir o quem seráo futuro marido, é preciso escrever os nomes dos “candidatos” em vários papéis. Um dos papeis deve ser deixado em branco. À meia-noite do dia 12 de junho, eles devem ser colocados em cima de um prato com água, que passará a madrugada ao relento. No dia seguinte, o que estiver mais aberto indicará o escolhido.
Ou
*Arranje um ramo de pimenteira. Feche os olhos e escolha uma das pimenteiras. Se a escolhida for verde, ele será jovem. Caso contrário, o casamento acontecerá com alguém de mais idade.

PARA CASAR:
*No dia de Santo Antonio deve pegar um ramo de manjericão. Faça um chá com um pedaço do ramo e tome-o antes de dormir. O outro pedaço deve ser colocado num copo com água e deixado na janela do quarto.
Ou
*Plante um pé de cravo branco em um vaso bem bonito. Faça deste plantio um momento de devoção ao santo. Cuide deles com carinho e quando as flores nascerem, pegue uma e ofereça a Santo Antônio.
Ou
* Retire três espinhos de uma rosa vermelha e coloque dentro do perfume que você usa e que a pessoa gosta. Peça para Santo Antônio remover os obstáculos “se for para a felicidade de ambos”. Use o perfume sempre que estiver com a pessoa.

Comentários

  1. Tá bem informada, né comadre? Foi assim que vc amarrou Zé Sinva?

    ResponderExcluir
  2. Vem cá, Joaninha, Santo Antônio arranjou um marido decente pra sua amiga? Tenho uma leve impressão de que, para recuperar o menino Jesus, ele lhe entregou o primeiro ser masculino disponível... Que risco, hein?
    E o que é que Santo Antonio sabe de homens?
    E se a gente fizesse uma pesquisa, para saber quem se casou com o patrocínio do patrono (é redundante, isso?), se o presente fez jus às aspirações da moçoila, se resultou ser uma união meteórica e superficial, essas coisas...
    Não quero desacreditar nem tirar os méritos do santo casamenteiro, e não é por faltar-me vontade de encontrar alguém decente, correto, sensível, amoroso, trabalhador, romântico, companheiro...Acho que, com tantas imposições, ele (o Antônio), desistiria de satisfazer-me logo no primeiro momento.
    Agora, com o tipo de homem que mercado tem disponibilizado, com o trabalho que essas figuras dão... quem, nos dias de hoje, é maluca de querer levá-los ( no singular, claro!) para casa?
    Uma das minhas irmãs teoriza que “encalhada” é quem se casa e daí não saí. Terá razão?

    ResponderExcluir
  3. Desculpa o abuso do espaço. O assunto demanda:
    Tenho uma canção que se chama "Carta a los Reyes (Magos)" que trata, exatamente, do homem ideal.
    "Eu quero um homem/ que me dê muito amor/ não importa o sobrenome/ não importa se ele é rico ou morto de fome/ mas o que tem por dentro/ e saiba se entregar...
    Eu quero um homem/ que me leve nos braços e que não reclame/ os quilos que eu peso/ e que aquente firme/ os trancos e barrancos de uma relação...
    Eu quero alguém/ que me ache bonita com tudo o que vista/ e muito mais ainda sem nada por cima/ que tenha a chama acesa pra me queimar
    Eu quero alguém/ que diga coisas lindas ao meu ouvido/ invente mil histórias se é preciso/ só pra me ver sorrir/ só pra me contentar...
    Eu quero um homem/ que seja cavalheiro/ nativo ou estrangeiro/ mas se possível com algum toque brasileiro/ que goste de cinema, de ler e dançar
    Eu quero um homem/ que me ajude na casa/ lavar e passar/ que goste de carinho e queira namorar/ romântico e disposto em qualquer lugar."
    Cada vez que a canto, todas admitem querer um ser assim e os homens indagam se quero um cachorinho ou um gay. Acho que existe e tenho certeza que algumas já acertaram na loteria.
    Pensei que, para os Reis Magos, por serem Reis e três, fosse mais fácil trazer-me uma peça com tais características... Quem sabe, se fizermos uma chapa deles com Santo Antônio, Papai Noel e Santa Rita ( a das causas impossíveis)?
    E, lembrando-me do sugestivo e esperançador verso de Vinícius de Moraes : "haja o que houver, há sempre um homem para uma mulher...” me dou conta de que o nosso poetinha não tinha muita familiaridade com a matemática.

    ResponderExcluir
  4. êita Rita, vê-se que você gostou do tema (hehehehehe). Sobre a minha amiga, não sei se o marido dela presta, mas já tem uns cinco anos que estão juntos. Portanto, Santo Antônio pagou o resgate do menino Jesus.Mas você já viu que esse santo é temperamental, não é? Nem sempre aceita pressão.

    Gostei da sua canção, é linda mesmo, mas concordo com as suas amigas, porque tantas qualidades assim amiga... dá pra ficar muitíssimo desconfiada kkkkkkkkkkk. Porque você não grava essa canção e envia pra gente postar aqui no blog? Pode usar o espaço o quanto quiser, porque ele é de quem se interessa, só leva meu nome porque tirei uma onda no começo (hehehehehehe)
    E você amiga, não pode falar da matemática do meu ídolo, porque esse tipo ideal seu não cabe num homem só rarararará.
    E esse conceito novo aí de "encalhada" também é porreta! Parece coisa de Zé Simão. E digo mais uma vez: entre no blog e use o espaço o quanto quiser. A casa é sua. bj.

    ResponderExcluir
  5. Pollyanna Rodrigues Barreto4 de junho de 2009 às 14:11

    Cuidado meninas solteiras, segundo meu pai(Paulo), Santo Antonio só arruma marido batedor(de bater em mulher mesmo)!!!
    Pensem bem antes de fazerem qualquer simpatia.

    ResponderExcluir
  6. Joaninha, essa música já está no meu CD. Não sei se a tenho postada no myspace, se não, te enviarei ao seu email, se o consigo.
    www.myspace.com/ritatavaresongs

    De passo, anuncie meu show no teatro Gamboa, nos dias 07,14 e 21de junho,às cinco da tarde. E vá lá!

    ResponderExcluir
  7. Tadinho do Santo Antônio Polly! É massacrado, judiado, sacaneado para arrumar homem pras moças, e ainda leva a fama de malvado. É mesmo um sofredor esse santo kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  8. Rita, envie mais dados pra gente divulgar o seu show. Vou destacar aqui no blog e enviar pelo meu mailling. Bj.

    ResponderExcluir

Postar um comentário