Nos bastidores da nossa luta


O Pilha Pura não poderia deixar de registrar o dia de hoje (27/08), em que jornalistas, professores e estudantes de jornalismo caminharam pelo centro da cidade (da Praça da Piedade até a Praça Municipal). Depois participaram de audiência pública sobre a luta pela aprovação de nova legislação que regulamente a profissão e devolva o diploma dos jornalistas, derrubado pelo Supremo Tribunal Federal, sob o comando do ministro Gilmar Mendes (arg!).






A causa por si só vale a nossa participação, mas apesar da seriedade da questão, o reencontro de colegas também foi marcado por momentos impagáveis. Dá só uma espiada nas fotos.




Eu e Carmela empunhando "pirulitos"

Manoel Porto registra tudo e todos


Aguardando o começo da audiência pública


























Taís Bichara segue os passos da tia e mostra

que tem garra para lutar pela futura profissão


Essa cassação do diploma é uma palhaçada



















Margarida Neide chegou cheia de gás para registrar a manifestação para o jornal A Tarde (tomara que o jornal publique algo!)





















Enquanto esperam o começo da audiência pública, no Centro Cultura da Câmara Municipal, Margarida Neide troca figurinhas com Manoel Porto e o professor Washington Souza(Washingtinho)




















A irreverência de Carmela Talento








Carmela chegou cantando "um, dois,três, ACM no Xadrez", mas a galera tratou logo de situar a moça entregando uma "cola" com as plavras de ordem que deveria gritar nas ruas (rsrsrs): "STF não vale nada! Jornalista sem diploma é palhaçada"; População, preste atenção! Querem roubar teu direito à informação"; Gilmar, pode esperar, a tua hora vai chegar"; Gilmar, presta atenção, muito rtespieto com a nossa profissão; informação de qualidade, merece a sociedade" .

















Os deputados federais Alice Portugal e Daniel Almeida (PCdo B) e Emiliano José (PT) conversam descontraidamente com os demais componentes da mesa antes de iniciar o falatório da audiência pública presidida pelo vereador Alan Sanches, presidente da CMS.




A caminhada pela Avenida Sete de Setembro

Comentários

  1. Valeu a cobertura, Joaninha! Tá completa. Da palhaçada do STF ao trampo de Mané Porto, teve de tudo, até cola para as palavras de ordem. Pena que os coleguinhas e estudantes, principais interessados, pingaram. Mas é isso mesmo, a luta tá só começando. E já foi um avanço em relação aos últimos eventos de Salvador, com uma mesa prá lá de significativa: três deputados federais, o presidente da Câmara, a presidente do Sinjorba, o coordenador da Facom, uma estudante e um representante do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações. Vamos pra frente. bjs

    ResponderExcluir
  2. Engolida pelos afazeres, infelizmente não pude participar da manifestação. Mas fui à audiência, que, para minha sorte, começou bem atrasadinha. Continuemos a luta, sem trégua. Avisem-me sempre e contem comigo. Que rapidez de cobertura, hein, Joaninha? Agora, contrate um fotógrafo, pois se está configurando o fenômeno da multipla funcão, inflacionando o nosso mercado.kkkk

    ResponderExcluir
  3. "Bota pra ralá, Pilha Pura tá que tá". Que tal o bordão que acabei de criar, em homenagem à cobertura agilíssima do blog. Prometo não cobrar direitos autorais.
    Saudosismo em alta, gostei mesmo foi da palavra de ordem de nossa Carmelita.

    ResponderExcluir
  4. Esqueci de registrar o momento de glória da nossa colaboradora Mônica Bichara, única citada pela presidente do Sinjorba, que agradeceu o empenho dela no apoio à organização e mobilização da audiência pública. Você mereceu comadre, sei o quanto se esforçou por esse evento.

    Rita birita, que ser a nossa fotógrafa?

    Jadson, amei o bordão do Pilha e tô toda me achando agora com esse estímulo de vocês. Vamos à luta, gente, porque não vai ser fácil e Emiliano lembrou bem: aquele Congresso Nacional só funciona sob pressão. Ou não sai nada, ainda mais que a PEC contraria os interesses dos barões da mídia gorda. Atenção estudantada, tá na hora de ir pras ruas e lutar pelo futuro.

    ResponderExcluir
  5. O número reduzido de colegas na manifestação não deve servir de desanimo, ao contrário, outras manifestações devem ser programadas. Parabéns Joaninha pela divulgação e pela competência de tratar um tema de tamanha relevância com humor e criatividade. De uma jornalista com diploma não poderia se esperar outra coisa.
    P.S- foi muito bom o contato com essa nova geração de jornalistas e a "cola" providencial.

    ResponderExcluir
  6. Se dá para explicar, infelizmente, não deu para participar das atividades desta vez. Sai do trabalho (não dava para faltar)depois das 21horas, mas meu pensamento estava o tempo todo lá. Ainda tentei ir à Câmara, mas consegui falar com Kardé antes e soube que não dava mais. Trabalhei vestida toda de preto porque não abro mão dessa luta. Parabéns a todos que estão engajados e fazendo acontecer.

    ResponderExcluir
  7. Se dá para explicar, infelizmente, não deu para participar das atividades desta vez. Sai do trabalho (não dava para faltar)depois das 21horas, mas meu pensamento estava o tempo todo lá. Ainda tentei ir à Câmara, mas consegui falar com Kardé antes e soube que não dava mais. Trabalhei vestida toda de preto porque não abro mão dessa luta. Parabéns a todos que estão engajados e fazendo acontecer.

    ResponderExcluir
  8. oi joaninha passei pra fazer uma visita prometida.. ehehehe
    adorei as fotos,,
    a de Carmela entao, ficou oteeeema.
    Parabéns pela luta!
    rs Beijao!

    ResponderExcluir
  9. Que bom te encontrar aqui Lu! Venha sempre dar uma espiada e comentar. Bjs.

    ResponderExcluir

Postar um comentário