A barca dos malucos


Sem aula por conta da antecipação do feriado do Dia do Professor, a filhota me acompanhou hoje no trabalho, na Assembléia Legislativa da Bahia, e quando a levei na Tribuna da Imprensa para ver o plenário ela chamou atenção para o monumental painel “Procissão de Bom Jesus dos Navegantes”, pintado pelo artista baiano Carlos Bastos.


"No interior da chamada “Casa do Povo”, o pintor reproduziu, em 1993, uma tradição popular centenária da Bahia, a Procissão do Senhor dos Navegantes, realizada a cada dia primeiro de janeiro, na qual a embarcação principal, a galeota “Gratidão do Povo 1892” conduz a imagem de Jesus crucificado. Dentro deste barco, e em outros menores, o artista apresenta vultos do cenário estadual, como o Senador Antônio Carlos Magalhães. Sob o oceano, criaturas míticas, evocação às religiões afro-brasileiras e outras personalidades de destaque, como a cantora Daniela Mercury e a Miss Mundo Martha Rocha", explica o site http://www.al.ba.gov.br/historia2.cfm

O curioso da visita de Nana foi a pergunta: "Mãe, você já viu quem está no leme da barca?" Sinceramente não havia prestado atenção nisso e constatei : nada menos do que "A mulher de roxo". Claro que a minha filha de 9 anos não conheceu essa figura que foi um símbolo da Rua Chile, uma mulher atormentada que se vestia toda de roxo e às vezes de preto ou de branco. Ficou conhecida como "A mulher de roxo", e sobre quem pairava um grande mistério sobre a sua origem, onde vivia e, principalmente, o motivo que a teria levado a enlouquecer. Ocorre que Nana leu o livro editado pela Alba sobre a emblemática figura e ficou encantada com ela.

Na sala do cafezinho, sem se dar conta de que estava falando com políticos (alguns deputados que estavam por perto) Nana comentou: " Se uma maluca leva a barca de políticos, é porque os políticos são todos malucos".

Para disfarçar, recorri ao genial Caetano Veloso: "É Nana, de perto ninguém é normal".

Comentários

  1. Bela conclusão, Nana! Nada como alguém de visão para perceber quem conduz essa "nau dos insensatos"...

    ResponderExcluir
  2. Essa Nana é retada mesmo kkkkkkkkkkkkkk imagino as caras de suas excelências

    ResponderExcluir
  3. Como é bom ser criança! Lembra o clássico, citado por Jadson recentemente: "O Rei está nú".
    Naninha gostei da sua observação. Tem uma frase (agora não lembro o autor) que diz mais ou mesmos assim: "Só as crianças e os loucos dizem a verdade. As crianças são educadas e os loucos são aprisionados". Aqueles caras não são loucos, são sabidos.

    ResponderExcluir
  4. Nana vc é demais, adorei, e é muito boa observadora.
    Beijoca.

    ResponderExcluir
  5. A sabedoria de Naninha me intriga!!! rsrsrs

    ResponderExcluir

Postar um comentário