Guerra dos Caceteiros em Pau de Colher

No domingo o jornal A Tarde iniciou uma série de quatro reportagens dos jornalistas Cleidiana Ramos e Gildo Lima, um belo trabalho de pesquisa e resgate de um fato histórico baiano ignorado pelos livros (há apenas dois registros antigos), a Guerra dos Caceteiros, no povoado de Pau de Colher, distrito de Casa Nova. Cerca de 400 pessoas morreram nessa guerra, envolvendo de um lado fanáticos religiosos e seus seguidores e de outro policiais da Bahia, Pernambuco e Piauí.
Acompanhei desde o início o esforço da colega Socorro Araújo para ver essa história reconhecida e resgatada, pois era o sonho da mãe de uma amiga sua, justamente a personagem principal dessa série, Maria da Conceição Andreza, de 81 anos de idade, sobrevivente do massacre. Ela passou 60 anos da vida tentando localizar irmãos e quando encontrou pistas eles já tinham morrido.
Há muito tempo não vejo em nossos jornais um trabalho tão sério de investigação e pesquisa, digno de prêmio. E faço questão de registrar, também, o empenho de José Bonfim, nosso Brown, para convencer a imprensa de que essa era uma grande pauta.
Torci para Socorro escrever um livro com Bonfim para tornar esse fato histórico conhecido, mas a falta de tempo e de infra impediram que o projeto se realizasse. Ainda bem que Cleidiana comprou a ideia e convenceu o jornal a bancar. É uma reportagem para ser guardada e divulgada. Vejam no link o material postado no Blog do Brown.

Foto da capa do jornal A Tarde de domingo, com chamada para a 1ª reportagem da série.

http://blogdobrown.wordpress.com/

Comentários

Postar um comentário