Lula quer ser twiteiro


Lula falou para 11 blogueiros que também vai se dedicar à blogosfera
Foto: Ricardo Stuckert/PR



Rodrigo Viana, do blog Escrivinhador, falou da histórica entrevista de Lula, concedida pela primeira vez somente a blogs independentes, que o Pilha transmitiu ao vivo hoje pela manhã.


"A dinâmica da entrevista não foi a ideal, certamente. Mas era a única possível: só uma pergunta por entrevistado, sem possibilidade de réplica, para que os outros blogueiros pudessem perguntar também (em coletivas “convencionais”, repórteres brigam pelas perguntas, atropelam uns aos outros muitas vezes; os blogueiros combinaram de agir de outra forma).


Além disso, faltaram as mulheres (só Conceição Oliveira entrou, via twitcam). Fizeram muita falta.

Mas o importante é registrar o fato histórico: blogs sem ligação com nenhum portal da internet foram recebidos pelo Presidente da República numa coletiva hoje cedo, no Palácio do Planalto. E os portais tradicionais (quase todos) abriram janelas na capa para transmitir a entrevista – ao vivo.

Não sei se os leitores têm dimensão do que isso significa: quebrou-se o monopólio. Internautas puderam perguntar, via twitter. O mundo da comunicação se moveu. Foi simbólico o que vimos hoje.

A velha mídia vai seguir existindo. Ninguém quer acabar com ela. Mas já não fala sozinha. Ao contrário: Estadão, UOL e outros ficaram ligados na entrevista com o presidente. Entrevista feita por blogueiros que Serra, recentemente, chamou de “sujos”. Os sujinhos entraram no jogo…

Foi só o primeiro passo. Caminhamos para a diversidade. O que é muito bom.

Quanto ao conteúdo, importante registrar que Lula anunciou: quando “desencarnar” da presidência (expressão repetida várias vezes durante a coletiva), vai entrar na internet. “Serei blogueiro, serei tuiteiro”.

O presidente deixou algumas questões sem resposta. Não explicou de forma convincente dois pontos: por que Brasil não abre arquivos da ditadura? E porque Paulo Lacerda foi afastado da PF e da ABIN depois da Satiagraha? Sobre esse último ponto, Lula chegou a dizer: “Tem coisas que não posso dizer como presidente da República.“

Hum… Frustrante. O mistério ficou. Paulo Lacerda contrariou quais interesses?

Os blogueiros não perguntaram sobre Reforma Agrária. Falha grave. Nem sobre saúde. E sobre política externa ninguém falou; felizmente, Lula desembestou a falar sobre o tema (mesmo sem ser perguntado), contando um ótimo (e divertido) bastidor sobre as conversas dele com o líder iraniano.

Natural que muitas perguntas tenham se concentrado na questão das comunicações. É essa a batalha que move os blogueiros. Mas ainda bem que surgiram também outros temas, como Direitos Humanos, jornada de trabalho, fator previdenciário, Judiciário, composição do Supremo.

Numa coletiva para a velha mídia, a pauta certamente seria diferente. Haveria mais perguntas sobre a composição do ministério de Dilma, sobre guerra cambial. Mas aí seria uma coletiva da velha mídia. Papel dos blogueiros foi trazer outros temas ao debate.

Poderíamos ter feito melhor, sem dúvida. Da próxima vez, deveríamos debater melhor a composição da bancada de entrevistadores. Fiquei um pouco frustrado, também, porque havia a promessa de uma segunda rodada de perguntas. Mas não houve tempo. Parte do jogo.

Importante é que esse canal está aberto.

Comentários

  1. O Pilha está de parabéns pela transmissão ao vivo da entrevista de Lula. Esse blog está metido mesmo! Lula é o cara, sempre me surpreendendo. E c/ essa entrevista para os blogs "sujos" mostra o qto é antenado, conectado e democrático. Prova, tb, que a grande imprensa não é mais a dona exclusiva da informação. Pois é presidente, bem vindo à blogosfera!!!

    ResponderExcluir
  2. Beleza, beleza! o nosso Lula está de parabéns e nossos companheiros dos blogs "sujos" também, incluindo o Pilha Pura e o Ananindeua Debates, do nosso amigo Rui Baiano, lá de Belém. Gostei, muito particularmente, da pergunta sobre Paulo Lacerda (de tabela, entraria, claro, Protógenes, o delegado que virou perseguido político depois que ousou prender um banqueiro). Nosso governo Lula deve essa explicação.

    ResponderExcluir
  3. Valeu,gente! O Pilha está mesmo se achando, reproduzindo entrevista ao vivo do presidente da República! Chic, né? Gostei da entrevista de Lula, principalmente pelo reconhecimento e respeito demonstrados aos blogueiros, aos blogs independentes, porque se ainda não tivemos até agora a democratização da comunicação nos veículos tradicionais, a blogosfera democratiza a informação. Novos Tempos! Bem melhores!

    ResponderExcluir
  4. Meus Parabéns a Srª Joana D´arck do Pilha Pura execelente cobertura.
    Grande Jadson Oliveira nosso colaborador e blogueiro viajante obrigado, estamos fazendo parte da história. Não se esqueça do nosso encontro no Largo do Rio Vermelho para tomarmos uns Uisques ao som do Paroano Sai Milhó, vendo o lindo mar da nossa Bahia. Que tal marcamos um encontro no verão no Largo do Rio Vermelho , entre blogueir@s baianos, para bebemorar,

    E Toda cidade é de Oxum.
    Rui Baiano Santana

    ResponderExcluir

Postar um comentário