Hoje é aniversário de Tom Jobim


Se vivo fosse, o maestro soberano completaria 84 anos. Sua obra genial continua influenciando gerações de músicos no mundo. Para o Pilhapura, selecionei algumas tiradas desse compositor, que insistia em viver como um brasileiro comum, e dediquei a alguns pilheiros e leitores assíduos.

PARA JADSON“Morar em New York é bom, mas é uma merda. Morar no Rio é uma merda, mas é bom”.
PARA ARAKEN“Os chatos precisam de atenção pupilar e ficam perdidos diante de óculos escuros”.
PARA LENINHA BINA“Estou sendo empalhado vivo”. (sobre o trabalho de organização de seus arquivos de músicas, para o qual contratara a museóloga Vera Alencar).
PARA NANA“Às vezes acho que o brasileiro não gosta de música brasileira. Veja pelo meu filho pequeno. Ele só gosta de rock. O pior é que eu o ensinei a andar para a frente, e agora, por causa desses passos do Michael Jackson, ele está é andando para trás”.
PARA BIRA PAIM“Se não fosse a Garota de Ipanema, que fiz com o Vinícius e gravei com Sinatra, a esta altura eu estaria fazendo jingles para a televisão e pagando papagaio em bancos”.
PARA SINVAL“Eu não sou homem de negócios, não tenho apartamentos alugados, nem terrenos. O dinheiro que entra é para a casa, o carro, o uisquinho, a cervejinha”.
PARA DÉLIO PINHEIRO“O único profissional que não se cansa de falar nas coisas com as quais lida é o ginecologista”.

PARA GAL COSTA
“...algumas vezes dormi nos bancos da Praça Nossa Senhora da Paz, de tarde, com aquela preguiça que o calor dá”. (sobre sua juventude em Ipanema)
PARA CARMELA“O Brasil não é para principiantes”.
PARA MOKOFAYA“Quero morrer aqui (no Brasil). É mais confortável morrer em português. Como é que você vai dizer para o médico, em inglês, que está sentindo uma dor no peito que responde na cacunda?”

PARA BASSUMA
“Ando pensando muito em bicho, porque estou achando o homem uma bobagem, uma chatice”.
PARA LUCIANO AGUIAR“O futuro já era: vou acabar em plena Amazônia toda asfaltada com um matita-perê empalhado no dedo”.

PARA FRANCIEL
“Outro dia, entrei no mato para piar um inhambu e o que saiu de trás da moita foi um Volkswagen”.
PARA JOANINHA“O trabalho que fiz com Tom Jobim foi um dos que mais me deram satisfação pessoal e profissional em minha carreira. Ele era um gênio e fazia qualquer um que trabalhava com ele sentir-se bem”. (Frank Sinatra)

Comentários

  1. Porreta! O Pilha bombou com essa homenagem ao nosso grande maestro Tom Jobim! Amei a charge exclusiva e as tiradas. E ainda fiquei me achando com essa que foi dedicada a mim. Borega, você é demais.

    E por falar em homenagem, o Matita Perê e Jussara Silveira estão estampados em foto publicada em revista da Embasa. Destaque merecido porque foi excelente esse show patrocinado pela empresa no Teatro Castro Alves, durante gestão de Arakém Gomes na Comunicação Social. Parabéns de novo aos artistas e ao colega Araka.

    ResponderExcluir
  2. Esse Borega é mesmo surpreendente. Que homenagem linda e única!

    Com essa o Pilha vai mesmo bombar

    ResponderExcluir
  3. gostei do que vi por aqui! Se puder me visite. Um abraço!
    http://pensamentosduneto.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Boreguinha, vc arrasou! Lindo!
    Sua sensibilidade pode ser comparada a do grande maestro. Bjão

    ResponderExcluir
  5. Muito bom, companheiro, parabéns. O Tom Jobim era um rapaz sábio.
    Ultimamente tô nessa de viajar, mas bom mesmo é estar na Bahia falando o nosso português.
    Sobre sua dica, encomendei um CD do trio, não tinha para venda na loja, o Avenido me disseram que não está disponível, me falaram num rompimento de contrato com a gravadora.

    ResponderExcluir
  6. Lindo! sem mais palavras para descrever.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Eduardo! Que bom que você gostou do que viu por aqui, dessa salada de frutas que fazemos a mil mãos.
    Aceitei seu convite e também visitei o pensamentosduneto. Relembrar Tom Jobim é sempre bom. O bom da blogosfera é isso, nos permite trocar figurinhas facilmente. Sucesso e seja bem-vindo

    ResponderExcluir
  8. ô Eduardo, também dei uma olhada no seu blog e já estou seguindo. Gostei. Seja bem vindo aqui no Pilha e aproveite para conhecer nossos posts mais antigos tb.

    ResponderExcluir

Postar um comentário