De conversa fiada para conversa afiada

Paulo Henrique Amorim fala sobre Domocratização da Mídia
e Marco Regulatório
O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas, aberto ontem à noite, no Hotel Fiesta, bem que poderia levar para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, nos próximos dias 17, 18 e 19, dentre outras coisas a proposta de retirar do nome do evento esse adjetivo “progressista”, que chegou a ser questionado no primeiro encontro nacional, no ano passado, em São Paulo. Votei pela retirada, por achar esse adjetivo muito identificado com a direita brasileira envergonhada. Fui derrotada, mas volto a insistir. Porque não, "Encontro de Blogueiros Sujos”? Veja significado.   


O próprio jornalista Paulo Henrique Amorim, um dos membros do Instituto de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que idealizou e promove o encontro nacional, faz a gente achar que é esse o nome, quando repete inúmeras vezes encontro de blogueiros sujos”. Foi assim ontem à noite, na palestra de abertura do encontro estadual, quando falou sobre Democratização da Mídia e Marco Regulatório.

O “blogueiro sujo”, ex-global, é responsável pelo site Conversa Afiada, que uma amiga do lado brincou cochichando, chamando de “conversa fiada” (viva o humor! Essa criatura tem cada tirada, algumas  impublicáveis (rsrs)... Nem adianta que não vou contar).

Falando sério, Paulo Henrique Amorim tem o mérito de falar sobre coisas de peso, importantíssímas sem nos cansar, usando o tom descontraído, muitas vezes escrachado mesmo. Mas é enfático quando denuncia a perseguição de políticos, empresários e gente graúda do Poder contra  blogueiros que ousam a denunciá-los por desmandos e todo tipo de crime, que a gente precisa refletir e se mobilizar para mudar (o próprio palestrante tem 39 processos judiciais nas costas, movidos por gente do tipo Gilmar Mendes, o ex- senador do DEMO do Piauí, Heráclito Fortes, e o banqueiro Daniel Dantas).  

Sobre a  democratização da mídia e marco regulatório, Amorim frisou especialmente a necessidade de se instituir a banda larga universal e neutra, que atinja os rincões mais distantes do país, como também defendeu uma legislação que proíba a propriedade cruzada de meios de comunicação (as conhecidas redes, em que um só grupo detém o poder sobre televisão, rádio, jornal impresso e sites); e a exploração dos veículos de comunicação por políticos e “laranjas” de políticos. 


 

Programação do Encontro Estadual neste sábado (11):

9h Palestra
Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias
Palestrantes: Robinson Almeida, secretário de Comunicação Social da Bahia e Altamiro Borges, do Instituto de Mídia Barão de Itararé (SP)

10h30 Grupos Temáticos
Grupo I - Nas Ruas, Nas Redes: Militância Digital
Palestrantes: Sergio Teles, economista, membro da Rede Liberdade (RJ); Paula Marcondes, jornalista e membro da Rede Liberdade (SP).

Grupo II - Regulação da Intern
Emiliano José, deputado federal e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação (BA), Penildon Silva Filho, professor da Universidade Federal da Bahia (BA)
14h Palestra
Plano Nacional de Banda Larga e Universalização da Internet. Apoio à campanha Banda Larga, um Direito Seu
Palestrantes: Marcos Dantas, professor de Comunicação da PUC – Rio (RJ); Vicente Aguiar, gestor de Projetos da Colivre (BA)
15h30 Intervalo
16h Plenária Final
Debate sobre a Associação de Blogueiros e Carta de Blogueiros da Bahia


Comentários

  1. Bela cobertura, dona blogueira "suja"! Pena não poder participar. No próximo eu vou

    ResponderExcluir
  2. Como diria Irecê, "esse povo da agecom é um rebaim de desocupado"

    ResponderExcluir

Postar um comentário