Funcionários de A TARDE em estado de greve

(Do Blog do Brown - de José Bomfim)
E a situação no jornal A TARDE piora.
A terceira geração dos Simões parece decidida a afundar a empresa, patrimônio baiano há 99 anos.
 Leia a nota assinada pelo Sinjorba, Sadejorba e Sindicato dos Gráficos:

                                    Funcionários de A TARDE em estado de greve



Numa mobilização inédita, profissionais de A TARDE decretaram Estado de Greve na última terça-feira (7) em protesto ao índice de reajuste salarial proposto pela empresa: 0%. Jornalistas, industriários e funcionários da área administrativa – respaldados pelos sindicatos das suas categorias – ameaçam suspender as atividades se a empresa não reconsiderar a proposta, dando aos seus trabalhadores um reajuste que corresponda ao profissionalismo e à dedicação com que desenvolvem suas atividades nesse valoroso veículo há quase 100 anos.

Na verdade, o índice nulo de reajuste não é uma novidade para os trabalhadores. Em 2009, os funcionários concordaram com o índice zero, com a condição de não haver demissões. A TARDE não cumpriu o acordo: rompeu a cláusula da estabilidade e demitiu funcionários.

Nos últimos anos, a história de A TARDE tem sido maculada pelo desrespeito aos seus funcionários, que perderam o status de trabalhadores do maior jornal da Bahia, em todos os aspectos: são massacrados pela carga excessiva de trabalho, não recebem as horas extras, vivem na expectativa de um Plano de Cargos e Salários que nunca se concretiza, sofrem com as péssimas condições de trabalho e estão longe de ter uma compensação justa.

A TARDE mudou. Mas os seus funcionários também: dizem BASTA à falta de respeito profissional. Querem recuperar a auto-estima e a vontade de produzir com o mesmo entusiasmo para o crescimento de um veículo que sempre teve o respeito da sociedade baiana.

Querem voltar a ter orgulho de dizer que trabalham em um veículo de comunicação independente e arrojado.

Querem voltar a ser considerados parte fundamental dessa empresa de comunicação e, como tal, merecedores de um tratamento digno por parte de seus gestores e proprietários.

Definitivamente, os funcionários de A TARDE rejeitam o índice zero!  

Salvador, 08 de junho de 2011

Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado da Bahia (Sinjorba)
Sindicato dos Empregados das Empresas de Jornais (Sadejorba)
Sindicato dos Gráficos do Estado da Bahia

Comentários