Êta São João danado de bom, esse de Mucugê



Texto e fotos da enviada especial do Pilha, Isabel Santos


Tava danado de bom, o São em Mucugê, na Chapada Diamantina. Forró pé-de-serrá, literalmente ao pé da serra, com friozinho, fogueira, tranqulidade... Deu vontade de esticar até não poder mais.
 A cidade de 15 mil habitantes festeja São João com alvorada, procissão, apresentação teatral, casamento na roça, grupo Cangaceiro, e quadrilha de crianças, jovens e travestidos nas praças,  - aliás, o grupo percorre todo o centro da pequena e agradabilíssima cidade, tendo como ponto de retorno e às vezes saída, a igreja, que fica localizada na entrada da cidade. Dá gosto de ver as fachadas das casas enfeitadas (parece miniaturas), com cortinas nas janelas e outras decorações - cada uma caprichando para ser a vencedora do concurso da casa mais ornamentada e com originalida (os jurados são os nativos e os visitantes).



Shows com o que há de melhor em bandas de forró, a exemplo da Flor do Cangaço, Hugo Luna. Carlos Pita esteve lá e arrasou, com seu bando anunciador. Com dois palcos fazendo revezando de shows era difícil ficar parado...


Destaque mais ainda para a cultura da cidade. A Sociedade Filarmônica 23 de Dezembro tocando lindamente às 6h da manhã e o povo seguindo, tirando foto, dançando. Viva seu 'Labareda' com seu trombone, a maestro que toca em todas as bandas filarmônicas ou não. Eta baixinho arretado (só esqueci o nome).  Tem também o grupo 'Cangaceiros', com uma bela performance, que tem até frango (ou será galinha) assado na fogueira acesa em plena praça (no meio da tarde). Os turistas disputas uma 'lasca' do animal sapecado.


Este ano apareceu um mini-trio acompanhando um bloco do Bode, mesmo tocando forró. Deu aquele 'aperto" no coração. Tomara que a coisa não renda para carnaforró, cordas e tudo mais que não pensamos vivenciar quando saímos da capital, enfrentando aquele irritante engarrafamento (ninguém merece) na BR324. Também queremos insistir com o prefeito para retirar os carros do centro da cidade. Tem visitante que não quer botar o pé naquelas belas pedras e fica circulando de carro. os veículos também são estacionados na frente das casas, tirando a beleza do lugar, e muitas vezes impedindo a bela foto das fachadas da casa. Se liga aí prefeito Fernando Medrado e ouça as reivindicações feitas por turistas baianos e de todo o Brasil nas pesquisas feitas durante o São João. Mucugê, cidade linda de se vê, curtir e proteger.    



Os meninos também se divertiram com tudo

Comentários

  1. Desculpa Bel, a postagem saiu com atraso por falta de tempo mesmo e porque esse editor blogger tem hora que pirraça, dá uns probleminhas danados. Tanto que não saiu como eu gostaria, mas aí estão algumas das suas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Passei por Mucugê no São João de 2008 e tava muito linda, parecia um presépio. Tb fiz fotos lindas. Deu saudade, Bebel. pelo visto seu São João foi pra lá de bão

    ResponderExcluir
  3. Tudo maravilha, chefinha.
    Realmente, Mônca, não teve o buffet LF (rrrrrss), mas foi muito legal, relaxante...

    ResponderExcluir
  4. Belíssima cobertura Isabel, depois dessa eu até pediria aumento...rsrsrsr.

    ResponderExcluir

Postar um comentário