Filhos de João (Gilberto)

André Setaro, professor e crítico de cinema, e Henrique Dantas, diretor do documentário Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano, em bate-papo com a plateia logo após a exibição do filme, ontem (quarta) à noite, no CineCena Unijorge, Shopping Itaigara. O "João" é o nosso sempre elogiadíssimo João Gilberto, baiano de Juazeiro, considerado um dos três iniciadores da Bossa Nova, o único ainda vivo, com 80 anos (os outros dois são Tom Jobim e Vinicius de Moares).

João Gilberto é referido no filme pelos entrevistados - com destaque para o exuberante/popular/erudito Tom Zé - como uma espécie de pai musical/espiritual dos Novos Baianos, que são retratados, em meio a lindas canções, no berço, no apogeu/explosão do sucesso e se dissolvendo. (A nota triste/decepcionante fica para a ex-Baby Consuelo, hoje Baby Brasil, que, depois de longo depoimento, desautorizou a inclusão no filme).

Parte da renda da exibição de ontem será (ou foi) destinada ao querido André Setaro, que está passando momentos difíceis, como já se referiu aqui o nosso Pilha Pura.

Comentários

  1. Eu vi sua foto trabalhando, Jadson, numa postagem no face. Fiquei na Câmara esperando Fernando e Taís me pegarem pra ir e eles presos no trânsito. Mas tem nada não, até o final do mês todas as quartas serão dedicadas ao projeto com Setaro. Vamos na próxima.

    ResponderExcluir
  2. Vi as fotos do evento no face. Não posso perder na próxima quarta.

    ResponderExcluir
  3. O filme é muito bom e o depoimento de Tom Zé um espetáculo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário