Quem somos

Quem somos
O blog de Joana D'Arck e pilheiros

domingo, 11 de março de 2012

Pesquisa da UNEB sobre racismo no Carnaval de Salvador

Atendendo a pedido do professor e quase pilheiro Nelson da Mata, publico material sobre pesquisa da UNEB para quem puder divulgar e responder ao questionário disponível na página http://tabequest.com.br/sistema/racismo/index.php

PESQUISA - O RACISMO NO CARNAVAL DE SALVADOR




O projeto de pesquisa ora iniciado objetiva estudar a incidência de manifestações do racismo no carnaval de Salvador, manifestação cultural que mobiliza uma significativa parcela da população da cidade, recebe investimentos públicos e privados de milhões de reais e tem, por isso mesmo, um importante impacto na economia, na sociedade e na vida cultural da capital baiana.



O objetivo principal é identificar situações e motivações condicionadas, social e politicamente, que propiciam o surgimento e a tolerância de circunstâncias potencializadoras de manifestações de racismo que se verificam no processo de concepção, gestão e realização da festa.

Com a obtenção das informações constantes deste questionário, a equipe de pesquisadores poderá atualizar os estudos concernentes ao racismo, desenvolver novos parâmetros para se pensar e analisar a incidência desse fenômeno e, disponibilizar informações sistematizadas que possam subsidiar - seja no âmbito municipal ou estadual - a elaboração de políticas públicas que busquem atender as demandas atinentes à solução dos problemas relacionados ao racismo.



O Relatório será divulgado em cerimônia pública e encaminhado para organizações vinculadas ao carnaval; as informações oriundas desta pesquisa serão disponibilizadas no site da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, possibilitando que estudiosos, gestores, turistas e aficionados pelo carnaval obtenham dados relevantes, consultados através de um sistema online.



Este questionário pode ser preenchido por pessoas que participaram do carnaval de Salvador, em qualquer circunstância, mesmo que na condição de telespectador, residentes ou não na capital baiana.



Estamos solicitando às pessoas que se dispuserem a participar dessa pesquisa, que, por gentileza, forneçam um e-mail para que possam receber uma senha de acesso ao questionário. Este expediente evita que uma pessoa responda, mais de uma vez, às questões, evitando duplicidade e distorções na caracterização do universo da pesquisa. Este recurso garante maior credibilidade à metodologia e maior fidedignidade à natureza dos dados obtidos para análise e interpretação. Garantimos que o e-mail informado será utilizado apenas e tão somente para os fins antes indicados.



A equipe de pesquisadores assegura, para todos os fins que se fizerem necessários, que as informações obtidas através desta pesquisa serão tratadas estatisticamente, garantindo, com isso, o pleno anonimato das pessoas que estão fornecendo as relevantes informações. Gostaríamos de agradecer a cada uma das pessoas que ora se dispõe a colaborar com este estudo, respondendo às questões constantes deste questionário.

Sua contribuição é muito importante.



Cordiais saudações.

Grupo de Pesquisa – Racismo no Carnaval de Salvador

UNEB – CEPAIA - (71) 32410811 – 3241-0787 – 3241 -0840

2 comentários:

Telles disse...

Olá pessoal do blog. Felicitações pela iniciativa da pesquisa sobre o racismo no carnaval de Salvador. Gostaria de tirar uma dúvida: preenchi o questionário e, ao final, quando cliquei para gravar a ficha, recebi a mensagem reproduzida abaixo. É isso mesmo ou aconteceu algo errado?

MENSAGEM:
update email_pesq_especial set registro=1 where senha='1303123038'
Warning: Cannot modify header information - headers already sent by (output started at /home/tabeques/public_html/sistema/racismo/insert.php:81) in /home/tabeques/public_html/sistema/racismo/insert.php on line 97

Mônica Bichara disse...

Olá, Telles! A pesquisa é da Uneb, que nos pediu para ajudar a divulgar pra alcançar um número maior de pessoas pesquisadas. Vou entrar em contato com o pessoal da pesquisa para saber se é assim mesmo. Eu tb respondi e acho que é isso mesmo, mas não tenho certeza. Um abraço

Arquivo do blog