Fotógrafo denuncia drama da seca na Bahia


"Acreditam nas coisas lá do céu"
Foto digna de premiação, clicada por Manoel Porto, em Andaraí.

Manoel Porto  
Com todo o gás de militante das causas sociais, sensível ao drama dos que convivem com a seca que assola o interior da Bahia, uma das mais graves dos últimos tempos, o repórter fotografico Manoel Porto está empenhado num  projeto de registro e denúncia  do momento.


Por conta própria, buscando tempo entre compromissos profissionais,  Manoel iniciou na semana passada o processo de captura de imagens pelo município de Andaraí, na Chapada Diamantina. Na próxima quarta-feira ele segue para a região de Irecê e, na semana que vem, visita a área de Sobradinho, no norte da Bahia.





"Plantação de milho na zona rural de Andaraí.O vale
do São Francisco, a Chapada Diamantina e o Sertão
 baiano estão literalmente pegando fogo. Não  está
 rolando saque porque o Bolsa Família está segurando
 a onda" (Manoel Porto).

A lagoa secou total (Manoel Porto)

As primeiras fotos  já mostram  a gravidade da estiagem prolongada.  "Cadê a repercussão? A Bahia não é só o litoral ", protesta o repórter.  


A primeira foto, em p&b,  um belíssimo registro feito "na mão-grande", sem uso de tripé ou qualquer recurso mais sofisticado, como ele próprio conta,  mostra um momento do ritual de lamentação das almas, em que  um grupo de pessoas envoltas por lençóis brancos sai pelas ruas e becos das cidades realizando paradas em igrejas, cemitérios, cruzeiros e encruzilhadas, lugares em que se entoam preces, benditos e incelências. As saídas acontecem durante toda a Quaresma e representam um luto anual pela Paixão de Cristo.

Mais fotos de Manoel Porto



Comentários

  1. Belíssima iniciativa do "velho Mané", sensível ao drama que o nosso povo do semiárido está sofrendo. É um trabalho denúncia de puro jornalismo que merece o nosso aplauso e apoio.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. As fotos mostram e dizem tudo.É um drama que parece não ter fim.

    ResponderExcluir
  4. As fotos mostram e muito dizem.
    É um drama que parece não ter fim. Surrealista.

    ResponderExcluir
  5. Realmente os jornalistas da imagem estão sempre a fazer uma radiografia de nossas vidas. Pena não deixar claro que está seca é fruto de falta de inteligência e vontade de criar soluções que amenize-a. Belo e duro trabalho. Lucia Correia Lima - excelente Pura Pilha - pena não ter uma coluna de fotografia. Bjs

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Mané Porto!

    Lúcia, não temos uma coluna de fotografia, mas temos dois fotógrafos colaboradores, Mané Porto e Mocofaia. E o blog está sempre aberto a colaborações. Brigadão pela visita. beijos

    ResponderExcluir

Postar um comentário