Ainda dá tempo assistir hoje os espetáculos do ‘Sesi Bonecos do Mundo, no Jardim de Alah



Por Isabel Santos

Gente, que coisa mais perfeita, bela, espetacular, fantástica... e que mais adjetivos houver para expressar o trabalho desses talentosos manipuladores de bonecos, que estão se apresentando no Jardim  de Alah, na orla marítima (Costa Azul) nos espetáculos patrocinado pelo Sesi ‘Bonecos do Mundo’.
É simplesmente imperdível. Teve um teatro de sombras –‘Sombras de Mão’, do grupo japonês Kakashi-zal –, que foi de cair o queixo. Eu que sempre foi fascinada por essa arte e quando criança ensaiava algumas figuras à luz de vela nas paredes de casa, no interior, fiquei extasiada. Quem não viu – sem nenhum exagero – perdeu mesmo a oportunidade de conhecer ou rever essa arte.
Crianças, até mesmo pequenininhas, jovens e adultos de todas as idades vibraram, Tem cadeira para sentar. Todas amarradinhas umas nas outras e o chão em frente dos palcos. É programa de família. Eu fui lá para ver como era se era realmente gratuito, do que se tratava mesmo... e acabei ficando, retornando às 22 horas.

 Confesso que relaxei (estou precisando), apesar de vento ter levado o meu encharpe, presente do meu filho quando voltei de viagem por outros países da AL , que protegia meu pescoço. Coisas dos meus vacilos. Mas dos males o pior. ‘Vão os anéis e mas ficam os dedos’, o que importam. Vou ver se consigo mobilizá-lo para hoje.

O ‘Circo em Fios’ foi divino, com bonecos acrobatas.  Uma soprano, que belo’. O cachorrinho e seu presente, impressionante. Parecia de verdade. Tem também os espetáculos  em palcos paralelos com os nossos criativos brasileirosa/baianos. O encerramento da noite com o show de Pato Fu e dois bonecos do Grupo Giramundo (hoje eles não se apresentam) fechou com ‘chave de ouro’, como se diz no o velho jargão, a noite.

Segundo a organização, alguns espetáculos não acontecem hoje, mas anunciaram três nos dois palcos principais, considerados muito são bons, como o ‘Diário Malassombrado’, da Cia. Mevitevendo (SP), às 19h, no palco – último espetáculo da tarde/noite. Portanto, quem puder assistir vai sair ganhar a tarde de domingo. Lá tem ainda apresentação de filmes, exposição de bonecos em salas especiais, vendas de bonecos, lanchonete... Uma estrutura e tanto. É a cultura chegando para a população sem custos. Assim deve ser, porque o povo gosta do que é bom, só não pode ter acesso... A programação começa às 16h30. Até lá!

Comentários