"A vida é um sopro" e 'Arquivo N"



Arquivo N sobre Niemeyer, da Globo News, vale a pena assistir

Isabel Santos
 
"A Globo News exibiu ontem (quarta-feira, 5) à noite o programa ‘Arquivo N’ sobre o arquiteto carioca Oscar Niemeyer muito bom. A partir dele pude conhecer melhor o valor do pensamento desse homem, além do excelente profissional, deixando um inesquecível legado, um comunista convicto, que praticava aquilo em que acreditava, um agnóstico humanista, muito mais de muitas que dizem ‘graças a Deus’.
 
Ele não se conformava em ver os candangos, que ajudaram a construir a monumental obra da arquitetura moderna chamada Brasília, morando precariamente nas cidades satélites.
 
Um arquiteto que nos últimos anos compunha música, fazia poesia..., que não parava de trabalhar. Aprendi muito com o seu pensamento, externado numa longa entrevista que deu a jornalista Sandra Moreyra. Ela conseguiu esse bate-papo, ao lado do seu maior amigo, o engenheiro José Carlos Sussekind, a ‘duras penas’, porque ele não gostava de badalação na imprensa, na bela casa que ele construiu no RJ.
 
Vale a pena assistir. A emissora geralmente reprisa esses programas várias vezes na semana.

Mais dica do blog

"A vida é um sopro" (e se extinguiu em 5 de dezembro de 2012)
 
O documentário sobre vida e obra do arquiteto Oscar Niemeyer é um filme  que de forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres." Recebeu o prêmio de Melhor Documentário, por unanimidade, no 1º Festival Internacional de Documentários Atlantidoc, no Uruguai, em dezembro de 2007. O filme tem belas imagens de muitas de suas obras e a participação de  documentário José Saramago, Carlos Heitor Cony, Eduardo Galeano, Fer freira Gullar, Eric Hobsbawn, Nelson Pereira dos Santos, Mário Soares, Chico Buarque e Ítalo Campofiorito.

http://www.youtube.com/watch?v=FHEbbYSfnho

Comentários