Oscar: coisa de americano

  
Caetano Veloso achou o filme “Lincoln” escuro demais, sério demais, como se Spilberg quisesse provar que pode fazer filme grave para agradar a “ACADEMIA”, essa entidade americana que só vê o próprio umbigo (essa crítica é minha). Discordo do nosso neo crítico de cinema, na minha humilde avaliação de simples expectadora. A época e o enredo em meio a uma guerra exigiram um cenário escuro, sombrio. E apesar de seríssimo e grave na abordagem, o filme tem um humor refinado, especialmente nas citações do ex-presidente americano. Um filme excelente, sobretudo pela interpretação ma-ra-vi-lho-sa de Daniel Day-Lewis, o recordista na premiação como melhor ator (já levou três estátuas). Mas que o filme é muito americano, pra americano ver e se babar, isso não tem dúvida.
Estou falando disso um pouco tarde, não é? Mas fui motivada pelo comentário de Caetano, ontem, em sua coluna de Domingo no jornal A Tarde. Ele arrasou com o vencedor do Oscar de melhor filme, “Argo”, que eu não vi, “um filme de entretenimento, antiquado (nunca mais vi o uso dessa palavra) e eficaz”. Também achou “Django” de Quentin Taratino, repetitivo em relação a “Bastardos e inglórios”, do mesmo. Pois eu amei “Django”, porque amo os cowbois, que tanto vi na minha infância, pelo exagero das cenas de sangue que chegam a ser hilárias, pela sede de vingança que ele nos desperta, fazendo a gente torcer para que o mocinho atire muito mais. Saí do cinema às gargalhadas. “A cena dos sacos nas cabeças dos racistas”, que Caetano adorou, e que lembra Ku Klus Klan, é engraçadíssima gente!

Jennifer Lawrence, de "O lado bom da vida"


















Sobre o troféu de melhor atriz, isso sim me indignou.  “O lado bom da vida”, é sem dúvida um filme muito legal, uma comédia romântica deliciosa, diferente, com personagens piradinhos. A atriz Jennifer Lawrence é excelente, mas levou a estátua porque é americana. Só isso justifica ela vencer a atriz de “Amour”, Emmanuelle Riva, estrelando o filme de língua francesa, do diretor Michael Haneke, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes. Ela é tão convincente na história tão real que causa enorme desconforto. Confesso que chorei, e muito, durante a sessão, e ainda saí emocionada. As amigas Elcie e Simoa foram testemunhas disso.


Comentários

  1. Concordo Jô. Sobretudo, em relação ao Oscar de atriz, que irá se somar há mais um dos absurdos da história da academia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário