Quem somos

Quem somos
O blog de Joana D'Arck e pilheiros

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Beleza negra pelas lentes de Gajé



Gajé lança Bahia Terra da Beleza Negra com fotos no Campo Grande e Praça Castro Alves

Exposição: Bahia Terra da Beleza Negra Vernissage: 19 de Novembro, 20h,

Espaço Unibanco, Praça Castro Alves

Duração: 19 de Novembro a 1º de Dezembro

Locais: Praça Castro Alves e Campo Grande




No mês da Consciência Negra, Salvador emprestará dois de seus mais belos cenário como palco para uma homenagem à beleza das negras baianas. A exposição a céu aberto Bahia Terra da Beleza Negra, no Campo Grande e na Praça Castro Alves, foi a forma encontrada pelo fotógrafo Gajé para reverenciar as mulheres negras, “essa beleza tão marcante na nossa cidade e que muitas vezes passa despercebida em nosso cotidiano urbano”.




O lançamento será na quinta-feira, dia 19, véspera do Dia Nacional da Consciência Negra, às 20h, no Espaço Unibanco, na Praça Castro Alves. A exposição vai de 19 a 1º de dezembro, com 100 banners de 1,20 m, cada um retratando uma mulher em quatro ângulos diferentes. Gajé, que é carioca mas adotou e foi adotado pela Bahia, faz questão de frisar que a beleza de suas musas é natural, dispensando maquiagens, luz artificial ou qualquer outro artifício de correção permitido pela tecnologia.
Com suas lentes ele procurou captar a diversidade da beleza estética das mulheres negras, que sintetiza como “guerreiras e valentes, que lutam para romper no dia-a-dia as barreiras do racismo, do preconceito, do machismo e da intolerância que a cercam”. Gajé foi buscar suas modelos em diferentes classes sociais, profissões e bairros de Salvador, a cidade com maior população negra fora da África, mas já programa para o próximo ano um olhar também sobre outras regiões do estado.

3 comentários:

Mônica Bichara disse...

Valeu, comadre. Nosso amigo Gajé tá vibrando com essa exposição e tem tudo para ser um sucesso. O melhor é que a exposição será nas ruas, o que facilita a identificação dos que não costumam frequentar galerias. Vamos lá na quinta. bjs

Joana D'Arck disse...

Vamos sim. Pela oportunidade de ver o que é bonito, pela causa e pelo cara.

Mariana Santana disse...

Onde eu posso achar a biografia de Gajé? Estou produzindo um artigo e gostaria de citar esse fotógrafo no meu trabalho. Onde posso encontrar outros trabalhos dele? Aguardo um retorno

Arquivo do blog