De conversa fiada para conversa afiada

Sem perder a rebeldia: colegas da  recém criada Secom (ex-Agecom)
se juntam no fundo do auditório 
O Encontro Estadual de Blogueiros Progressistas, aberto ontem à noite, no Hotel Fiesta, bem que poderia levar para o 2º Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas, em Brasília, nos próximos dias 17, 18 e 19, dentre outras coisas a proposta de retirar do nome do evento esse adjetivo “progressista”, que chegou a ser questionado no primeiro encontro nacional, no ano passado, em São Paulo. Votei pela retirada, por achar esse adjetivo muito identificado com a direita brasileira envergonhada. Fui derrotada, mas volto a insistir. Porque não, "Encontro de Blogueiros Sujos”? Veja significado.   


Paulo Henrique Amorim fala sobre Domocratização da Mídia
e Marco Regulatório
O próprio jornalista Paulo Henrique Amorim, um dos membros do Instituto de Mídia Alternativa Barão de Itararé, que idealizou e promove o encontro nacional, faz a gente achar que é esse o nome, quando repete inúmeras vezes encontro de blogueiros sujos”. Foi assim ontem à noite, na palestra de abertura do encontro estadual, quando falou sobre Democratização da Mídia e Marco Regulatório.

O “blogueiro sujo”, ex-global, é responsável pelo site Conversa Afiada, que uma amiga do lado brincou cochichando, chamando de “conversa fiada” (viva o humor! Essa criatura tem cada tirada, algumas  impublicáveis (rsrs)... Nem adianta que não vou contar).

Falando sério, Paulo Henrique Amorim tem o mérito de falar sobre coisas de peso, importantíssímas sem nos cansar, usando o tom descontraído, muitas vezes escrachado mesmo. Mas é enfático quando denuncia a perseguição de políticos, empresários e gente graúda do Poder contra  blogueiros que ousam a denunciá-los por desmandos e todo tipo de crime, que a gente precisa refletir e se mobilizar para mudar (o próprio palestrante tem 39 processos judiciais nas costas, movidos por gente do tipo Gilmar Mendes, o ex- senador do DEMO do Piauí, Heráclito Fortes, e o banqueiro Daniel Dantas).  

Sobre a  democratização da mídia e marco regulatório, Amorim frisou especialmente a necessidade de se instituir a banda larga universal e neutra, que atinja os rincões mais distantes do país, como também defendeu uma legislação que proíba a propriedade cruzada de meios de comunicação (as conhecidas redes, em que um só grupo detém o poder sobre televisão, rádio, jornal impresso e sites); e a exploração dos veículos de comunicação por políticos e “laranjas” de políticos. 


 
No encontro de blogueiros baianos foi anunciada a presença
do ex-presidente Lula na abertura do Encontro Nacional,
nos próximos dias 17,18 e 19, em Brasília. 

Programação do Encontro Estadual neste sábado (11):

9h Palestra
Políticas Públicas de Comunicação e Democratização das Verbas Publicitárias
Palestrantes: Robinson Almeida, secretário de Comunicação Social da Bahia e Altamiro Borges, do Instituto de Mídia Barão de Itararé (SP)

10h30 Grupos Temáticos
Grupo I - Nas Ruas, Nas Redes: Militância Digital
Palestrantes: Sergio Teles, economista, membro da Rede Liberdade (RJ); Paula Marcondes, jornalista e membro da Rede Liberdade (SP).

Grupo II - Regulação da Intern
Emiliano José, deputado federal e membro da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e pelo Direito à Comunicação (BA), Penildon Silva Filho, professor da Universidade Federal da Bahia (BA)
14h Palestra
Plano Nacional de Banda Larga e Universalização da Internet. Apoio à campanha Banda Larga, um Direito Seu
Palestrantes: Marcos Dantas, professor de Comunicação da PUC – Rio (RJ); Vicente Aguiar, gestor de Projetos da Colivre (BA)
15h30 Intervalo
16h Plenária Final
Debate sobre a Associação de Blogueiros e Carta de Blogueiros da Bahia


Comentários

Mônica Bichara disse…
Bela cobertura, dona blogueira "suja"! Pena não poder participar. No próximo eu vou
Araken disse…
Como diria Irecê, "esse povo da agecom é um rebaim de desocupado"