André Setaro, professor e crítico de cinema, e Henrique Dantas, diretor do documentário Filhos de João - O Admirável Mundo Novo Baiano, em bate-papo com a plateia logo após a exibição do filme, ontem (quarta) à noite, no CineCena Unijorge, Shopping Itaigara. O "João" é o nosso sempre elogiadíssimo João Gilberto, baiano de Juazeiro, considerado um dos três iniciadores da Bossa Nova, o único ainda vivo, com 80 anos (os outros dois são Tom Jobim e Vinicius de Moares).
João Gilberto é referido no filme pelos entrevistados - com destaque para o exuberante/popular/erudito Tom Zé - como uma espécie de pai musical/espiritual dos Novos Baianos, que são retratados, em meio a lindas canções, no berço, no apogeu/explosão do sucesso e se dissolvendo. (A nota triste/decepcionante fica para a ex-Baby Consuelo, hoje Baby Brasil, que, depois de longo depoimento, desautorizou a inclusão no filme).
Parte da renda da exibição de ontem será (ou foi) destinada ao querido André Setaro, que está passando momentos difíceis, como já se referiu aqui o nosso Pilha Pura.
Eu vi sua foto trabalhando, Jadson, numa postagem no face. Fiquei na Câmara esperando Fernando e Taís me pegarem pra ir e eles presos no trânsito. Mas tem nada não, até o final do mês todas as quartas serão dedicadas ao projeto com Setaro. Vamos na próxima.
ResponderExcluirVi as fotos do evento no face. Não posso perder na próxima quarta.
ResponderExcluirO filme é muito bom e o depoimento de Tom Zé um espetáculo!
ResponderExcluir