Glauber Rocha, esse vulcão, por Joca

Ninguém melhor do que Joca (João Carlos Teixeira Gomes) pra falar de Glauber Rocha, sobre quem se poderia alinhar uma infinidade de predicados, a começar por genial até desembocar em controverso.

"Esse vulcão" é do título da biografia sobre o afamado cineasta baiano/brasileiro/do mundo, da lavra de Joca, professor, escritor e notável especialmente como jornalista, aquele editor-chefe do Jornal da Bahia nos difíceis tempos de "Não deixe esta chama se apagar", comandou uma equipe que desafiou o poder quase ilimitado, auge da ditadura militar, do déspota da província da Bahia, o ACM, Antonio Carlos Magalhães.

(Outro dia eu estava espiando a placa de inauguração daquele restaurante de 1 real, lá no Comércio, menciona o "governador" de então César Borges e registra a participação no ato inaugural do "ex-presidente do Congresso Nacional, Dr. Antonio Carlos Magalhães", que coisa, hein!?).

Pois é, Joca vai falar em sessão especial da Assembleia Legislativa sobre Glauber, nesta quinta-feira, dia 20, a partir das 15 horas.

Joca não é um simples biógrafo do autor do espetacular Deus e o Diabo na Terra do Sol. Foram amigos, tiveram larga convivência na adolescência/juventude, anos 50 (ou 60?), estudaram juntos no Colégio Central, brilharam juntos na chamada Geração Mapa, movimento cultural da época, em companhia de gente não menos brilhante, como o escritor João Ubaldo Ribeiro e o poeta Fernando Peres (este último e Joca foram meus professores na Faculdade de Comunicação, anos 70).

A companheira Olivinha, amiga de Joca, por certo estará lá nos recepcionando.

Comentários

  1. Lembrando que a sessão especial é de autoria do Deputado Alvaro Gomes, que faz homenagem aos 30 anos de morte de Glauber.

    ResponderExcluir

Postar um comentário