Protesto "Ditadura NUNCA mais" repudia Bolsonaro





Chegando na Barra - Foto: Manoel Porto
A manifestante empolgada arriscou de cima do trio, ao chegar no Farol da Barra, uma estimativa de mais de 100 mil pessoas. Exagero. Mas tinha gente pra caramba, muita gente mesmo e por isso ela lançou o palpite. Também nem dava pra calcular direito aquela multidão presente à manifestação “Ditadura NUNCA mais”, mas o que a cobertura jornalística da TV Globo mostrou ficou feio, foi uma clara manipulação, exibindo imagem feita no início da concentração, ainda esvaziada. E deve ter feito assim em todos os outros estados onde aconteceram protestos contra candidato a presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Saindo do Campo Grande - Foto: Manoel Porto

Fato é que os milhares de baianos que foram às ruas na tarde deste sábado (20), em caminhada do Campo Grande até o Farol da Barra, fizeram um protesto pacífico, sem qualquer incidente, mas combativo nas palavras de ordem - "Direita recua que a esquerda está na rua", "É caixa 2, é fake news, Bolsonaro já caiu" -, nas paródias cantadas ao longo do trajeto ironizando o "coiso", nos cartazes e faixas, impressos ou feitos à mão em cartolina, como também nos discursos do alto do carro de som. 

O protesto foi proposto através do Facebook pelos grupos  Frente Popular, Mulheres Unidas Contra Bolsonaro e Povo Sem Medo, para dizer que o país não quer o retorno do nefasto período da ditadura militar no Brasil, representado na figura de Bolsonaro, candidato da extrema direita na corrida eleitoral e que tem se notabilizado por defender a tortura, tendo inclusive homenageado publicamente o mais violento torturador do período da intervenção, o coronel Brilhante Ustra. Um candidato que também defende o ódio às pessoas negras, mulheres, LGBTTQIA+ e aos mais pobres. Por isso, as pessoas foram às ruas para dizer NÃO a Bolsonaro e SIM ao candidato da esquerda, Fernando Haddad (PT), que neste segundo turno das eleições presidenciais é o que representa o projeto da democracia, da inclusão social e do respeito às diversidades, como afirmaram os manifestantes.  

Várias categorias profissionais se engajaram e se mobilizaram para participar da manifestação, entre eles jornalistas baianos, que marcaram presença não apenas registrando o evento com máquinas fotográficas e celulares como também participando de forma organizada, com camisetas expressando a defesa da democracia.




Embora de iniciativa de internautas, o protesto contou com a presença de políticos de esquerda como o senador eleito Jaques Wagner (PT), coordenador da campanha de Fernando Haddad (PT),  a senadora Lídice da Mata (PSB), a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT),  e  parlamentares estaduais e federais.


Os  manifestantes destacaram com um gigantesco banner de tecido a imagem do Mestre Moa do Katendê, assassinado por um eleitor de Bolsonaro, para evidenciar o “resultado de tanto ódio” que este candidato representa. 

MAIS  FOTOS (do meu celular e de Mônica Bichara)




















#DiatduraNuncaMais #elenão #Caixa2doBolsonaro #HaddadSim

Comentários

  1. Foi muito bom participar de mais uma manifestação do lado de tanta gente amiga e querida. Bom também ver tantos jornalistas botando a cara pra defender nosso bem mais precioso, a liberdade. Liberdade pra viver, pra se expressar...

    #DitaduraNuncaMais
    #HaddadPresidente contra o #Caixa2doBolsonaro

    ResponderExcluir
  2. Fiquei felizona de ver tantos colegas e amigos ao nosso lado, do lado da democracia e política com ética, coragem e respeito ao eleitor, porque é feita nas regras do combate sério de apresentar propostas e projeto, de fazer o enfrentamento e a crítica baseados em fatos e informações reais, e não através dos sórdidos e ilegais fake News, e sem ter medo do debate necessário porque o eleitor tem direito de ver o confronto das ideias para escolher.
    Eu nem quis arriscar no texto de saudar os amigos e colegas, muitos deles nas ruas pela primeira vez entre nós, para não ser injusta ao esquece algum ou alguma. Teve muitos que nem saíram na foto do grupo feita ainda no início da concentração, porque chegaram bem depois, no decorrer do trajeto até a Barra.
    #HaddadSim #HaddadPresidente #DitaduraNuncaMais
    #BolsonaroNão #Caixa2doBolsonaro


    ResponderExcluir
  3. Galera boa de briga. Sinal de vai dar #HaddadPresidente13

    ResponderExcluir
  4. Galera boa de briga. Sinal de que vai dar #HaddadPresidente13

    ResponderExcluir

Postar um comentário