A crônica refinada e poética de Vicente Sá chega a Salvador

NESTA QUINTA-FEIRA (11)
O lançamento do livro “Crônica S/A” estreia,
na Bahia, o projeto BraSa, cujo objetivo
é promover o intercâmbio entre
 escritores, poetas e músicos
 de Brasília e Salvador
O jornalista, escritor, poeta e letrista maranhense, Vicente Sá, lança nesta quinta-feira (11), o seu livro “Crônica S/A”, na Confraria do França, no Rio Vermelho, a partir das 19h. O evento estreia o projeto BraSa em Salvador, idealizado pelo economista sotero-candango Adroaldo Quintela, para promover o intercâmbio e divulgar os trabalhos de escritores, poetas e músicos de ambas as capitais planejadas do Brasil.

Nascido no Maranhão, Vicente Sá é considerado um dos melhores poetas de Brasília, onde reside há mais de 40 anos. Há cerca de quatro anos passou a mergulhar fundo na prosa e a publicar os seus textos em sua página, no Facebook. A boa repercussão e as inúmeras cobranças dos leitores fizeram com que as publicações acabassem virando livro.

A obra de Vicente Sá traz histórias surreais e leves de pessoas encantadas e anônimas que constroem uma rotina paralela à oficial da Capital da República.  Apanhador de sutilezas pelas ruas de Brasília, o poeta-cronista conhece os bares, os loucos, os lúcidos, os anjos e os lobisomens que vagueiam pela cidade. “A colheita de sua matéria-prima, ele faz a pé, andando, sempre, com os seus passos curtos, o que lhe permite apalpar uma Brasília quase invisível, não fossem os seus olhos de ver por dentro”, relata seu parceiro musical, o jornalista e compositor baiano Aloísio Brandão.

Sobre o livro – O livro Crônica S/A reúne 53 textos curtos, que abordam fatos e pessoas, como é da natureza da crônica. Nele, o olhar sensível e certeiro de Vicente Sa captura, de uma plataforma diferente, uma caudalosa matéria prima para as suas páginas, bebendo no realismo mágico que o habita, agregado à sensibilidade de poeta. Isto faz com que o cronista desloque os tradicionais elementos do gênero para a fronteira da poesia, perpassada pelo fantástico, pelo lirismo e pelo imagético, resultando numa obra refinada e leve, além de agradável leitura. A publicação foi realizada pela SEMIM Edições, de Brasília.


BraSa: Caminhos Culturais entre Brasília e Salvador.

O projeto BraSa focaliza autores e obras que atuam no mercado independente, aqueles que publicam livros em pequenas e micro editoras, ou editam CDs em pequenas gravadoras fora do circuito dominante do mercado editorial e fonográfico.

Segundo seu idealizador e produtor, Adroaldo Quintela, a experiência de recepção e acolhimento dos artesãos da palavra, da música e da imaginação já começou em Brasília, em maio de 2016, com duas apresentações da poeta e letrista carioca Ana Terra Caymmi.

Parceria - Em outubro de 2018, o projeto celebrou parceria com a casa de shows Feitiço Mineiro, para realizar saraus poéticos musicais a cada bimestre, até o final de 2019, sempre às sextas-feiras. “Aos sábados o escritor, poeta ou músico baiano será convidado para um encontro com seus pares candangos, onde rolará venda livros ou CD’s e apresentações variadas, criando clima propício para intercâmbio e eventuais parcerias em ambiente alegre e descontraído”, explica Adroaldo.

Em Salvador, o BraSa deslancha finalmente, na nesta quinta (11), com o lançamento da mais nova obra de Vicente Sá, no bairro mais boêmio de Salvador. Para sua inauguração do projeto na capital baiana, Adroaldo Quintela conta com a parceria da jornalista e compositora Rita Tavarez e do economista e músico Dilton Machado.

Fotos: Divulgação
Contatos: RitaTavarez - (71) 98-7632998 
                 Adroaldo Quintela- (61) 993230550

SERVIÇOS:
O quê: lançamento do livro Crônicas S/A, de Vicente Sá, pela SEMIM Edições, de Brasília
Quando: 11 de abril, quinta-feira
Hora: A partir das 19h
Onde: Confraria do França -Travessa Lydio de Mesquita, 43 – Rio Vermelho
            

Comentários