Movimento Começar de Novo eleito para o Sinjorba





Muito mais do que uma chapa para disputar as eleições para o Sinjorba e Fenaj, o que se viu nesse processo que elegeu a nova diretoria, com 160 dos 163 votos depositados nas urnas, resultado apurado na noite desta quinta-feira (18), foi um movimento que agitou o jornalismo baiano.

Foi estimulante ver tantos colegas acreditando na proposta liderada por Moa - Moacy Neves, independentemente de ideologias ou do mero rótulo esquerda / direita, e se jogando em campanha nas redações e assessorias.



Ver os inadimplentes com a entidade quitarem seus débitos para revigorar o Sinjorba velho de guerra foi outra injeção de ânimo, prova de que estão apostando todas as fichas nessa nova fase

Parabéns a todos nós. Como disse Nestor Mendes Jr no grupo do zap, "a responsa agora é gigante" e envolve todos, diretores e apoiadores. Isabel Santos também foi feliz ao parabenizar Moa pela capacidade de aglutinação e pela coragem de liderar essa renovação, em meio à inércia em que a gente se encontrava (a gente mesmo, a categoria como um todo, não só a diretoria).




Para resumir o nosso sentimento diante do resultado da eleição, transcrevo a emocionada declaração de Carla Bahia (também no grupo do zap):



"Obrigada, queridas e queridos!
Obrigada por me fazerem acreditar ser possível.
A voz, aqui, é de um coração transbordando esperança por respeito, pelo prazer de existir profissionalmente - persona que ocupa boa parte das décadas de nossas existências.
Estamos para além do sujeito profissional, mas profissão é o nome que se dá à função de cada um nessas tribos urbanas: há os curandeiros, há os da colheita, há os da caça...
Acho que nós seríamos, um pouco, os guerreiros.
Nossa identidade profissional diz um tanto do que nós somos, cada um de sua forma, cada qual, com seus repertórios, esculpindo um pedaço dessa história.
Obrigada por me fazerem acreditar.
É indizível tamanha paz desse acolhimento".




Segue o texto de agradecimento de Moa, nosso presidente eleito, em nome de toda a chapa:

(Arte linda de Kardé)

Valeu cada voto: não vamos desperdiçar sua confiança

A chapa Começar de Novo foi eleita pelos jornalistas baianos para dirigir o Sinjorba nos próximos três anos. Foram 160 votos recebidos de um total de 163 votantes, no pleito que aconteceu nos dias 17 e 18 de julho.
Este movimento que chega à direção do Sindicato, cujos membros serão empossados em agosto, é resultado de três meses de muitas conversas e debates. Desde abril, reuniões e plenárias aconteceram para discutir a situação da entidade, a realidade de nossa profissão no Estado e a necessidade de revitalizar a nossa categoria, para começar de novo no Sinjorba.
E assim foi. Como resultado, surgiram mais de 50 propostas para transformação do Sinjorba em todas as áreas de sua atuação, revitalizado não apenas a luta, mas a maneira de pensar e fazer sindicalismo.
Essa mobilização, que foi contagiante, culminou na formação da chapa que concorreu às eleições e foi eleita, com seu voto e/ou o seu apoio.
Nesse período, dezenas de colegas colocaram em dia as suas contribuições sindicais para fazerem parte desta retomada. Muitos outros se comprometeram a voltar a contribuir mensalmente com a entidade para garantir a sua sobrevivência administrativa. Foi gratificante ver os jornalistas fazendo sua regularização minutos antes de votar, pelo prazer e determinação de participar deste momento.
Agora, é arregaçar as mangas e trabalhar. Como uma fênix, o Sindicato dos Jornalistas da Bahia renasce para ocupar o lugar que lhe cabe na cena político-sindical, apostando na unidade e na força da categoria.
Nosso agradecimento especial pela disposição de cada um dos 163 colegas que foram às urnas. Não desperdiçaremos sua confiança. Nosso convite aos demais colegas: venham conosco.

Moacyr Neves
Presidente eleito
Gestão Começar de Novo



Como a eleição foi conjunta com a da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), temos tb nossas representantes no âmbito nacional, Kardé Mourão, na Comissão de Ética, e Marjorie Moura, nossa atual presidente do Sinjorba, na diretoria de Cultura.

Aqui a mensagem de agradecimento de Kardé (parabéns, companheira. Estou nessa muito pela sua persistência)



TEM BAHIA NA COMISSÃO NACIONAL DE ÉTICA DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS JORNALISTAS

Companheiros e Companheiras Jornalistas da Bahia e do Brasil, agradeço a confiança e o reconhecimento à minha militância e o compromisso ético em defesa dos interesses da nossa categoria. 

Precisamos de união e, sobretudo, responsabilidade com o jornalismo em tempos de fake news neste momento tão difícil para toda a sociedade brasileira.

Parabéns a todos os colegas eleitos para a Direção do Sinjorba e da Fenaj, gestão 2019/2022. 
Obrigada aos colegas jornalistas, associados do Sinjorba pelos 152 votos na Comissão Estadual de Ética, e aos associados dos demais Sindicatos Estaduais de Jornalistas, pelos 2154 votos, que fizeram-me a mais votada na Comissão Nacional de Ética da Federação Nacional dos Jornalistas... Tem Bahia na CNE!!!
































Comentários

  1. Parabéns para toda a diretoria eleita. Concordo com Isabel, Moa aglutinou, mobilizou e teve o reconhecimento.Mas minha comadre e sócia do blog definiu muito bem, não foi só a eleição de uma chapa, mas um movimento importante e fundamental para a categoria. Agora é começar de novo é atrair mais colegas pra luta. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Com certeza, Jô.Agora, é atrair mais colegas para esse significativo movimento. Afinal, o sindicato somos nós, e precisamos estar unidos para enfrentarmos essa nossa preocupante conjuntura.Parabens, Monica,pela agilidade na informação,no blog Pilha zPura, mostrando que sua chama de grande reporter nunca se apaga.

    ResponderExcluir
  3. Particularmente, estou muito feliz com esse momento da categoria, confiando que vamos nos fortalecer para fazer um futuro pleno de coisas boas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário