Emiliano José toma posse na ALB nesta sexta (19) às 19h

 


"No dia 19 de março de 2021 receberemos na Academia de Letras da Bahia um grande jornalista, professor e escritor consagrado, Emiliano José, que se destacou, também, por sua constante e corajosa luta contra a ditadura militar e todo tipo de tirania, fazendo de sua tribuna parlamentar um baluarte em defesa da liberdade e dos direitos humanos.  A sua inteligência brilhante e a generosidade que mostrou empenhando-se  durante toda a sua vida na busca de justiça social em nosso país serão agora parte do patrimônio intelectual e moral de nossa instituição.". A definição sobre o novo imortal da Academia de Letras da Bahia, o escritor Emiliano José, é do presidente da instituição, Ordep Serra. 

Ele dirigirá a posse virtual, nesta sexta-feira (19), às 19h, transmitida pelo canal da Academia no Youtube: http://youtube.academiadeletrasdabahia.org.br/. Emiliano será saudado pelo arquiabade do Mosteiro de São Bento, Dom Emanuel D'Able do Amaral, também integrante da ALB.

Emiliano José ocupará a cadeira Nº 1, cujo último ocupante foi o historiador Luís Henrique Dias Tavares e tem como patrono Frei Henrique Salvador. É jornalista, professor universitário responsável pela formação de gerações de profissionais de imprensa e ex-deputado (federal e estadual). 

Ávido por abraços e uma aglomeração de amigos, como todos nós, Emiliano lamenta a impossibilidade da posse presencial. E convida: "Pudéssemos sonhar, e diríamos: melhor seria um encontro caloroso, cheio de abraços e beijos. Estamos, no entanto, impedidos a isso por uma pandemia, seriamente agravada por um governo negacionista, avesso a quaisquer raciocínios científicos. Por isso, somos levados a outro tipo de convivência, de natureza virtual. Não deixaremos, no entanto, de conviver. Espero-as todas lá. Espero-os, também. Esses encontros são nossa maneira de manter acesa a fraternidade, celebrar a amizade, manter o diálogo entre nós. Até lá". 

Comentários

  1. É só aplaudir, parabenizar e celebrar, mesmo sem festa e abraços presenciais, esse querido Imortal. Um orgulho para todos nós, seus familiares amigos (as), colegas de profissão e do mundo acadêmico e literário. Viva Emiliano! Bjos

    ResponderExcluir
  2. Comentário acima de Isabel Santos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para o novo imortal. Homenagem mais que merecida.
    Ângela Guimarães

    ResponderExcluir
  4. Imperdível essa cerimônia! Estou muito feliz por vc Emiliano. E aqui vai uma pergunta: primo de marido é primo? Porque ao menos de consideração temos cá nosso parente ilustre tb não é comadre? Nada menos que o presidente da ALB! Um bj Ordep:)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, comadre, somos "primas" do imortal presidente hehehehe E eu sou "minha editora" para o empossado, tá? Somos fracas não

      Excluir

Postar um comentário