Começa na próxima segunda-feira, 8 de março – Dia Internacional da Mulher – a II Jornada de Mulheres do Sinjorba. A programação especial terá início às 20h com a Roda de Conversa Jornalismo em Tempos de Pandemia, realizada através da plataforma Zoom e transmitida no canal do Youtube do Sindicato.
O evento, organizado pela Comissão de Mulheres Sinjorba, tem como objetivo discutir como a pandemia afetou a prática jornalística e os impactos causados no exercício profissional das convidadas. A roda de conversa contará com a participação de jornalistas baianas, de diversos segmentos da profissão, como Carla Araújo, Cleidiana Ramos, Carmela Talento, Mariluce Moura, Malu Fontes, Evanice Santos, Heloísa Sampaio, Patrícia França, Mara Campos, Suzana Barbosa, Cíntia Kally, Jeane Borges, Margarida Neide e Flávia Vasconcelos.
(Isabel Santos, coordenadora da Comissão de Mulheres do Sinjorba)Para a coordenadora da Comissão de Mulheres Sinjorba, Isabel Santos, o debate sobre os problemas enfrentados pelas jornalistas no exercício da profissão, é necessário. “Nos momentos de turbilhão, é que devemos buscar a ampliação da consciência e agir, não deixando arrefecer a nossa garra, muito menos, nos paralisar. E é com este pensamento, que a Comissão construiu o evento para marcar o Dia Internacional da Mulher, apesar do período difícil que toda a humanidade vivencia atualmente”, explica Isabel.
Lute como uma jornalista
Ainda como parte da II Jornada de Mulheres do Sinjorba, será realizada de 9 a 15 de março, a série de lives “Lute como uma jornalista”, transmitida às 20h, no Instagram oficial da entidade. As lives terão diversos temas e convidadas, que dividirão suas experiências profissionais no jornalismo.
“Ano passado a diretoria do sindicato preparou, junto com a Comissão de Mulheres, uma programação especial para o mês de março. Mas, infelizmente com a pandemia, tivemos que cancelar. Neste ano, resolvemos realizar a programação online, para que todas possam participar e contribuir com os debates sobre a atual conjuntura política e social do país”, ressalta Fernanda Gama, vice-presidente do Sinjorba e integrante da Comissão de Mulheres da Fenaj.
A programação terá a participação da representante da Comissão de Mulheres da Fenaj, Samira Castro, que abordará os desafios da mulher no jornalismo. “A programação do 8 de Março construída nos estados é um exemplo do empenho das direções sindicais em procurar acolher melhor as mulheres jornalistas e suas demandas, já que somos vítimas principais de assédios moral e sexual, de ataques no ambiente virtual e da desigualdade agravada pela pandemia de Covid-19”, ressalta Samira.
Confira abaixo o calendário das lives – Lute como uma jornalista:
09/03 – Mulher negra no jornalismo
Convidada: Silvana Oliveira – gerente de jornalismo da rádio Sociedade da Bahia
Apresentação: Jaciara Santos – Comissão de Mulheres Sinjorba
10/03 – Mulher no jornalismo esportivo
Convidada: Ayana Simões – apresentadora do Cartão Verde Bahia/TVE
Apresentação: Carmen Vasconcelos – diretora do Sinjorba
11/03 – Mulher Trans no jornalismo
Convidada: Alana Rocha – apresentadora do Programa Gazeta Alerta/ Gazeta FM
Apresentação: Lucimeire Oliveira – diretora do Sinjorba
12/03 – Mulher empreendedora no jornalismo
Convidada: Suely Temporal – diretora da Atcom/Comunicação Coorporativa
Apresentação: Regina Ferreira – Conselho Fiscal Sinjorba
15/03 – Mulheres no jornalismo em tempos de pandemia
Convidada: Samira de Castro – Comissão de Mulheres Fenaj
Apresentação: Fernanda Gama – vice-presidente do Sinjorba
16/03 – Equilíbrio emocional para a mulher jornalista na segunda onda
Convidada: Ayeska Azevedo – proprietária da empresa “A Vida em Flor”
Apresentação: Gabriela de Paula – diretora do Sinjorba
(Jornalistas baianos em manifestação pelo Dia da Mulher em 2020, quando ainda era possível aglomerar)
Grande iniciativa do Sinjorba! Estão de parabéns as companheiras da Coordenação de Mulheres que está à frente dessa programação.
ResponderExcluir
ResponderExcluirVamos lá, mulherada!