George Alakija - Mestre da Hipnose recebe homenagens pelo centenário

(Fotos: Arquivo de família)

Por Isabel Santos 


Julho é o mês de celebrar a memória do grande mestre e pioneiro da hipnose na Bahia, que completaria 100 anos se estivesse vivo - George de Assumpção Alakija, médico psiquiatra e psicoterapeuta. Para mim, um grande amigo, ao qual rendo minhas homenagens com muito carinho e gratidão. Essa figura ímpar, era  um ser simples, sereno, pleno de sabedoria e competência. Sua voz traduzia paz e respeito. Seu sorriso sutil, às vezes, largo, contagiava. Eram momentos bons, ouvi-lo contar sobre sua experiências de vida, pessoal e profissional.

O labor diário, que o levava a atender seus pacientes a qualquer hora do dia ou da noite, não o impedia de dar atenção especial à sua família e a todos que iam se aproximando da suas três amadas filhas - Nena, Cely e Ana (está última minha querida comadre, em duplo). Passávamos a ser considerados seus familiares também. Para isso, tinha os braços sempre abertos, junto com sua amada Iná, que partiu para a outra Dimensão este ano. Se for permitido o reencontro, irão reviver o lindo amor de mais de 60 anos. Inegavelmente, para todos que o conheceram, um  exemplo de pai, marido, colega e profissional. 

(Comemoração dos 80 anos de Dr. George, em 14 de julho de 2001)

O depoimento de sua neta, a minha querida afilhada Amina Alakija, dá também uma dimensão da figura que foi dr George.

"Meu avô sempre foi o meu guru. Durante todo o momento juntos, ele nos passava ensinamentos sem que a gente percebesse que eram grandes lições de vida. Hoje, enxergo claramente isso. Estamos passando por momentos mundiais muito difíceis e vejo o quanto tenho cuidado da minha saúde mental e praticado o poder da palavra. Isso significa Dr. George Alakija e seus ensinamentos. Ao meu avô, meu muito obrigada e muitas saudades". 

O próximo dia 14, é a data e celebração do nascimento  dele, em 1921, na cidade de Salvador, onde desencarnou aos 84 anos incompletos no dia 11 de junho de 2005.  Atividades online, em decorrência da pandemia da Covid-19, irão marcar seu centenário. E nada melhor do que começar com palestra proferida por sua filha, a astróloga e psicóloga Gicele Alakija sobre 'Marcadores do tempo na busca da missão de vida', neste sábado', às 19h, no site da Central Nacional de Astrologia dentro da programação do Circuito Nacional de Astrologia (ainda dá tempo de se inscreve gratuitamente -https://cnaonline.org.b).  Ela vai analisar a trajetória de vida do médico, "que foi uma pessoa brilhante dentro da missão de vida dele, sendo considerado uma personalidade carismática ligada à claridade, à luz". 

(Dr. George e "sua" Iná, em homenagem prestada por seis entidades médicas da Bahia, em 2002)

Outras homenagens, como divulga o blog, Flor do Dendê, serão prestadas por meio de mídias sociais, como a disponibilização da sua biografia em sites e e-enciclopédias, a exemplo da blog Médicos Ilustres da Bahia e Sergipe, e circulação de peças, como cards e vídeo.   Dr George foi o primeiro médico psiquiatra formado pela primeira turma da Faculdade de Medicina da Ufba (1946) e o único a exercer a Psiquiatria. Deixou um legado de experiências e contribuições à área médica, por meio de conferências e artigos especialmente sobre psiquiatria e a hipnose publicados em revistas científicas acadêmicas. Que você tenha Paz aonde estiver, dr George.

Comentários

  1. Bela homenagem, Bel! Viva o mestre Dr. George Alakija!

    ResponderExcluir
  2. Não o conheci pessoalmente, mas sei da importância do seu trabalho e lembro também que você sempre o mencionava com carinho e respeito, Bel. Grande e merecida homenagem. Dr. George Alakija, presente!

    ResponderExcluir
  3. Merecida homenagem, Bel, sei bem do carinho que vc tem por toda a família. A história de Dr. George Alakija é mesmo digna de ser reverenciada. Parabéns a Ana, Amina e todos os familiares por esse reconhecimento

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, meninas. Vocês iriam gostar dele. Era um ser do bem, daqueles que nós admiramos pela ética, humanidade e tantas outras virtudes. Beijão ������ E, mais uma vez, grata, Monca.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabel, estou muito comovida com esta sua homenagem prestada a meu pai e agradeço, em nome da família, cada palavra q usou para descrevê- lo. Foi de uma fidelidade extraordinária! Eu o vi na sua descrição a ponto de me marejarem os olhos e aflorar a saudade dentro do meu peito.
      Grata de verdade por ter deixado fluir tanta sinceridade! Beijo no coração.

      Excluir
  5. Emocionada com sua emoção, Nena querida. Eu que tenho agradecer pela amizade dessa linda família e por ter o privilégio de ter convivido com ele, ouvir suas orientações, conversar bons papos...Beijo no seu coração também ��❤️��

    ResponderExcluir
  6. Sem palavras para agradecer a minha ‘cumade’ Bel por esse texto ‘de coração e alma’ sobre meu pai e as manifestações de afeto de Jaciara, Mônica e Joaninha. As homenagens a ele perdurarão enquanto amigos e colegas assim desejarem e o relógio do tempo marcar o centenário dele que, de fato, dispara a partir de hoje. Viva 14 de Julho de 2021!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Ana. O texto da sua comadre está mesmo comovente. Bela homenagem

      Excluir
  7. Beijão, 'cumade' Ana. Todas unidas num só coração❤️����

    ResponderExcluir

Postar um comentário