SALVE A RESTINGA DE STELLA MARIS A IPITANGA!


 Hoje (9) o sol foi de verão, mas o dia foi de mobilização das pessoas afetadas pelos absurdos da obra de "requalificação" da orla, trecho de Stella Maris a Ipitanga, que está acabando com os remanescentes de restinga que caracterizam a região. 

Por iniciativa da Associação Stella4Praias, com o apoio dos vereadores Maria Marighella (PT), presidente da Frente Parlamentar Mista Ambientalista de Salvador, e Augusto Vasconcelos (PCdoB), integrante do colegiado e ouvidor-geral da Câmara Municipal, dezenas de moradores, muitos deles especialistas na área ambiental (geólogos, oceanógrafos, biólogos e ambientalistas), debateram o que fazer para evitar que a restinga seja ainda mais devastada do que já foi.

Para Clarice Bagrichevsky, presidente da Stella4Praias, o que está sendo feito pela Prefeitura é um verdadeiro crime ambiental, com a supressão da vegetação nativa para dar lugar a um "projeto cafona à base de cimento". Ela classificou o encontro como altamente produtivo e destacou as providências que serão adotadas como resultado prático, a exemplo da participação na Tribuna Popular da Câmara Municipal, ainda este mês, para denunciar as irregularidades da obra. Entre elas, o desrespeito à decisão da justiça Federal que proibiu a construções de quiosques na faixa da praia. 

Além disso, elaborar um abaixo-assinado e agendar próxima reunião com pauta sobre temas mais pontuais como:  as servidões do Flamengo; os quiosques e a obrigatória condição (legal) de intervenção da Embasa em esgotamento sanitário; falta de estacionamentos, a zona azul e a ação dos chamados "flanelinhas"; a falta de controle sobre a poluição sonora; e organização de grupos de trabalho.

Os advogados da entidade historiaram a luta jurídica. Participaram do evento, ainda, o arquiteto e urbanista Carl Von Hauenschild, do Instituto dos Arquitetos da Bahia (IAB), Clara Domingas, representante do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté e do Fórum Permanente de Itapuã, além de técnicos da Embasa.





















Comentários

Postar um comentário