Emiliano lança "Os comunistas estão chegando" dia 11, às 19h, no canal de Franciel Cruz no Youtube

 

(Capa do livro, produzida por Gabriel Galo, com foto histórica do repórter fotográfico Manoel Porto - entrevista coletiva do líder comunista Luiz Carlos Prestes à imprensa baiana, incluindo o autor do livro, Emiliano José)

Segundo volume da série #MemóriasJornalismoEmiliano, o e-book resgata trajetórias de jornalistas durante a ditadura

As redações do extinto Jornal da Bahia e da resistente Tribuna da Bahia são os cenários principais do novo livro do escritor, jornalista e professor universitário Emiliano José, "Os comunistas estão chegando", 2º e-book e 17º título da carreira literária do novo imortal da Academia de Letras da Bahia. Por meio de 18 protagonistas, e muitos aderentes e simpatizantes, ele conta como esses veículos foram fundamentais para a sobrevivência de muitos "comunistas", alguns, como ele, recém-saídos da prisão. 

O jornalismo deu guarida, régua e compasso. Nem todos eram propriamente comunistas. Alguns pareciam tanto, que enganaram até aos arapongas escalados para a deduragem. Tinha também os que não eram, mas protegiam. Como Barretinho (Zé de Jesus Barreto), que se autointitula "um generoso coiteiro". Mas, todos, decisivos para a permanência dessa turma de esquerda nas pautas e editorias dos jornais. Pelo menos até que a situação política do Brasil permitisse uma respirada e novos voos. Foi o caso de José Sérgio Gabrielli. Poucos sabem do passado jornalístico do economista e ex-presidente da Petrobras.

O lançamento será em live, no dia 11 de dezembro (sábado), às 19 horas, no canal do Youtube do também escritor e jornalista Franciel Cruz (https://www.youtube.com/watch?v=jw3DkoCzYWI), com a participação de alguns dos protagonistas. 

Já confirmaram presença o jornalista Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA) e autor do prefácio; o repórter fotográfico Manoel Porto, autor da foto da capa; os jornalistas Oldack de Miranda, Césio Oliveira, Luiz Manfredini, Gustavo Falcón, Aécio Pamponet e Ludmilla Duarte (esta última em nome do pai, Sóstrates Gentil). Participarão, ainda, o responsável pelo design gráfico do livro, Gabriel Gallo, também escritor, e a jornalista Mônica Bichara, que vem editando os capítulos da série #MemóriasJornalismoEmiliano aqui no blog Pilha Pura, desde 2019. 


Após narrar parte da própria jornada, engatinhando nas redações, em “Balança mas não cai”, Emiliano agora conta, por meio da memória dos protagonistas, curiosidades e verdadeiras batalhas jornalísticas contra a censura, travadas sobretudo nas redações do extinto Jornal da Bahia e da resistente Tribuna da Bahia. Veículos que deram guarida, além de régua e compasso, a esses e tantos outros “comunistas”.

O leitor pode achar exagero, ou até alguma queda à ficção por parte do autor. Não, nada disso. A ditadura resolveu assalariar um jornalista, e ninguém sabe quem seja, para mapear aqueles temíveis comunistas, dispostos a assaltar as redações daqueles dois jornais. E ele produziu relatórios circunstanciados, deu nomes, e irritou alguns dos colegas, cuja inclinação estava longe do comunismo. Outros, pela proximidade real com a esquerda, não estavam nem aí. Todos, ao contrário do que imaginavam as teorias conspiratórias do aplicado e incompetente informante, dedicados apenas ao bom exercício da profissão. Vá lá: essa quase inacreditável novela terá de ser descoberta pelas leitoras, leitores.

Matrioska 

Na tentativa de definir o livro, Emiliano compara: “Sinto-me no contexto de um texto matrioska - penso nelas, as bonecas russas, uma boneca dentro da outra, numa sequência. Um texto puxando outro. Os personagens se misturam, e, ao longo da narrativa, podem se repetir”. E ele diz ter tido a alegria de revelar trajetórias exemplares, ricas, descobertas ao longo da pesquisa, uma viagem às redações e às lutas jornalísticas e culturais de um tempo não tão distante, “mas com a consciência de já estarmos pisando em outros territórios, outros tempos”.

A série #MemóriasJornalismoEmiliano foi iniciada em maio de 2019, na página do escritor no Facebook, e não parou mais. Está a todo vapor, com capítulos diários. Uma característica dos volumes que estão sendo publicados é incluir os comentários dos seguidores do perfil na rede social. Interatividade levada a sério. Tanto, que Emiliano José faz um pedido aos leitores: “Não leiam o chamado texto principal, de minha lavra, desprezando os comentários. Será pecado. Os comentários são essenciais – complementam, enriquecem muito a narrativa, trazem coisas originais de montão. Suscitam controvérsias, animam o debate. Por isso, são deixados como tais, sem tirar nem pôr”.

“Os comunistas estão chegando” tem prefácio do jornalista Ernesto Marques, presidente da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA). “Apesar de contar histórias de jornalistas naquela conjuntura política peculiar da Salvador da virada das décadas de 1970 e 1980, o livro merece ser lido não apenas pelos colegas de imprensa, contemporâneos ou não da geração de 68, agora de volta às ruas para dizer como se faz história”, convida.

A capa do novo e-book, um projeto gráfico do também escritor Gabriel Galo, traz foto histórica, de autoria do repórter fotográfico Manoel Porto, de uma entrevista coletiva do líder comunista Luiz Carlos Prestes à imprensa baiana. Emiliano José em destaque com seu imenso gravador, ele próprio um dos “comunistas” que invadiram as redações naqueles anos de chumbo. 

São protagonistas do livro Jadson Oliveira, Alex Ferraz, José de Jesus Barreto, José Carlos Menezes, José Sérgio Gabrieli, Quintino de Carvalho, Césio Oliveira, Gustavo Falcón, Luiz Manfredini, Aécio Pamponet, HAF – Hamilton Almeida Filho, Marcos Palácios, Oldack de Miranda, Mirtes Semeraro de Alcântara Nogueira, Sóstrates Gentil (em nome do pai, também Ludmilla Duart), Othon Jambeiro, Joca - João Carlos Teixeira Gomes e Fred Matos

Emiliano insiste: “Não percam. Espiões rendem boas histórias, especialmente quando desmoralizados, ridicularizados pela história, essa velha senhora”.  O e-book já está à venda no site da Amazon (https://www.amazon.com.br/dp/B09MDF5Q3N), assim como o primeiro volume da série, “Balança mas não cai”.

 


Comentários