Terceiro e-book do
autor narra trajetórias dos jornalistas Adilson Borges e Cleidiana Ramos
O escritor e jornalista Emiliano José lança nesta quinta-feira (dia 11), às 20h30, em live no canal do Youtube do também escritor e jornalista Franciel Cruz (https://www.youtube.com/c/FrancielCruz), o e-book 'O Violeiro e a filha d'Oxum'. Terceiro volume da série #MemóriasJornalismoEmiliano, a obra narra as trajetórias de dois respeitados jornalistas baianos, Adilson Borges e Cleidiana Ramos.
Há mais de três anos que o autor, membro da Academia de Letras da Bahia, brinda o leitor, diariamente, em sua página do Facebook, com histórias de vários colegas de profissão, especialmente os que trabalharam em antigas redações dos jornais locais, numa escrita poética e emocionante. A série é considerada um importante legado para as novas e futuras gerações de jornalistas.
Perfil dos personagens
No prefácio do e-book, lançado na plataforma Amazon, o jornalista Zé de Jesus Barreto traça um perfil dos personagens da obra. Adilson, "um poeta, compositor, bom nas cordas do violão e melhor ainda no texto, limpo, enxuto, de bom fraseado, nem uma vírgula fora do lugar, excelente redator, profundo conhecedor do idioma de Camões, Eça, Machado. Conhece de tudo na área de comunicação, mas nunca deixou de ser o violeiro, o poeta da vida, um cara solidário, parceiro e esperto".
De Cleidiana, Barreto enfatiza a narrativa de Emiliano sobre as andanças, reviravoltas e êxitos profissionais e pessoais dessa 'Filha de dOxum': "Uma infância sertaneja pobre, porém, digna, decente, em Iaçu, puro recato, retidão e religiosidades. 2004 foi um ano marcante na carreira e na vida da jornalista, aos poucos e continuadamente se especializando em religiosidades, assunto recorrente de vida”.
Para Barreto, com essa série, que resultou no lançamento dos livros “Balança mas não cai”, “Os comunistas estão chegando” e agora “O Violeiro e a filha d'Oxum”, Emiliano “está diligentemente desvendando, construindo, escrevendo e vai deixar, como legado, para a posteridade, uma breve, fermentada e apetitosa história de um momento único, produtivo e criativo do jornalismo baiano”.
Como convidados de Emiliano e Franciel Cruz, participam da live de lançamento os protagonistas da obra, Adilson Borges e Cleidiana Ramos, o autor do prefácio, Zé de Jesus Barreto, o também escritor Gabriel Galo, que assina o projeto gráfico, e a editora do livro, jornalista Mônica Bichara.
O
e-book já está à venda no site da Amazon
(https://www.amazon.com.br/dp/B0B8M48RLJ ).
Sempre grato, Mônica querida
ResponderExcluirO comentário ficou como anônimo, mas é um orgulho ter um leitor desse naipe hehehe Valeu, mestre Emiliano
ExcluirE gratíssimo à querida Isabel pelo texto
ResponderExcluirParabéns a tds pelos textos e histórias. Parabéns tb pelas lindas fotos
ResponderExcluirQue bom que gostou, obrigada pela visita ao blog
ExcluirUm só texto, simples, baiano do começo ao final, trouxe-me as lembranças doces de Cleidiana, de Adilson, de Isabel, de Mônica e, de quebra, da Redação de A Tarde, das lutas democráticas. Abraços Moniquinha.
ResponderExcluirValeu, meu querido. Bom ter vc botando pilha aqui com a gente
ExcluirIncrível, pessoas que são um verdadeiro exemplo, espelho, percorreram e percorrem caminhos e prepararam estradas para hoje esse povo todo passar. Ubuntu, leitura obrigatória!
ResponderExcluirTem razão, Lucas, leitura imperdível. Obrigada pela visita ao Pilha
Excluir