Socorro Araújo: Conselheiro e a utopia de um Brasil mais humano e solidário

 


Para marcar os 193 anos do nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, Antônio Conselheiro, importante personagem da nossa história, a jornalista Socorro Araújo, filha de Canudos, de lá da região nos manda um trecho do livro "Sangue de Irmãos: Canudos por dentro", de José Aras. 


Na opinião dela, "fundamental pra entender a liderança do Conselheiro e por que os poderosos de sempre investiram pesado contra aquela utopia de um Brasil mais humano e solidário". 




"Andei por todas as estradas que o Conselheiro andou e por todos os lugares onde construiu... Recolhi alguns documentos para comprovar a veracidade de alguns pormenores de sua vida. Comecei a ler tudo que se referia àqueles acontecimentos. Era sempre o mesmo: o Conselheiro fanático, impostor, louco, assassino, perturbador ou lunático.

 Todos os escritores diziam a mesma coisa. Imaginei, então, que eles deviam ter procurado informações nas mesmas fontes, isso é, com os inimigos da pobreza. É que ainda jovem, iniciando minha conversa com os sertanejos incultos e humildes da vizinhança, ouvia de todos sempre o contrário: o Conselheiro era bondoso, caridoso, dava bons conselhos, etc". 


Estátua de Conselheiro em Canudos - Reprodução TV Bahia

A data foi lembrada com uma série de atividades durante o dia em Canudos, entre visitas guiadas ao Parque Estadual, parte do cenário da guerra, e palestras de pesquisadores sobre o tema.

 




Comentários