Protesto em Stella Maris: última reserva de restinga de Salvador pode virar um paredão à beira mar


Moradores classificaram como crime ambiental condomínio "pé na areia" com 8 torres de até 18 andares

O sábado de sol intenso no bairro de Stella Maris, hoje (15), foi um convite para a comunidade desfrutar da bela praia do bairro. Mas um chamado da Associação Stella4Praias, que reúne moradores e empresários, mudou a rotina. Antes da diversão era preciso lutar pela preservação da natureza, da última reserva de restinga de Salvador, da qualidade de vida. 

Há dois meses a construtora mineira Dimensional, por meio de uma tal Iberostella, criada recentemente, cercou uma área próxima ao antigo camping, botou retroescavadeira para "limpar" o terreno, construiu um estande de vendas e anunciou o que parecia ser uma piada (antes fosse): nesse paraíso será construído um condomínio de prédios, com oito torres de 15 a 18 andares.

Privatizar a praia

Indignados os moradores produziram cartazes, faixas e camisetas e protestaram em frente ao estande de vendas. Em seguida caminharam pela rua principal do bairro para chamar atenção da sociedade para as irregularidades do projeto, como a falta de licença ambiental. O ator Demian Reis fez performances representando a natureza ameaçada.


Segundo a presidente da Stella4Praias, Clarice Bagrichevsky, a construção de prédios à beira mar, no estilo "pé na areia", é um absurdo que não pode prosperar. Os moradores, frisou, estão unidos contra essa aberração e preocupados com os impactos ambientais da construção, como os efeitos na desova de tartarugas, no sombreamento da praia, na fauna e na flora.


“Embora o PDDU permita a verticalização do bairro, é preciso ter bom senso. É uma área de proteção ambiental, de beira de praia, e eles cercaram e praticamente privatizaram a praia, vão erguer um paredão", denunciou Clarice, frisando que a associação entrou tanto no Ministério Público Estadual quanto no Federal com pedido de Embargo Cautelar Ambiental. 


E avisou em entrevista à imprensa na concentração antes da caminhada : "A luta está só começando! Estamos mobilizados e não vamos cruzar os braços esperando que privatizem nossas praias. Esta é uma luta de toda a cidade, que será afetada pela extinção da última reserva de restinga de Salvador". 








Comentários

  1. A luta é de toda Salvador. Todas e todos nós sofreremos, de alguma forma, com a concretização desse absurdo projeto. Para mim, será mais um crime contra a ecologia e desrespeito, sobretudo, aos moradores da área, em especial os mais antigos. Será também mais uma praia particular? A Mãe Natureza está derramando mais uma lágrima diante dessa ameaça. Força, gente de Stella Mares. Movimento mais que justo. #Estareijuntanessaluta. Avante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Isabel, obrigada por sua presença e sua fala no ato em frente à igreja, contando o esforço para vir de outro bairro participar por entender que essa luta é de toda a Salvador, não só dos moradores de Stella. Vamos continuar lutando

      Excluir
  2. Um absurdo isso e precisa ser combatido. A Prefeitura de Salvador já está fazendo isso em Ipitanga. Vão destruir nossas praias e nossa natureza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, se a gente não reagir isso tudo aqui vai virar um paredão

      Excluir

Postar um comentário