Joana D´Arck prepara lançamento de “Vida que segue”

 

Foto: Rita Tavarez

2º livro da jornalista baiana sairá pela editora Telha, retratando o dia a dia de uma motorista de aplicativos

Histórias românticas, hilárias, tristes, bizarras....rola de tudo nos bancos de passageiros do transporte por aplicativo. É praticamente um divã de analista. E como não ficar ligado, se muitas vezes o motorista é transformado em terapeuta, confidente, cúmplice, parceiro, amigo de infância, confidente...??? Até parteiro de mulher virgem, se duvidar. E é justamente essa rotina, nada monótona, que a jornalista baiana Joana D´Arck narra em seu segundo livro de contos, “Vida que segue”, no prelo pela editora Telha.

Com a ideia na cabeça, Joana criou sua personagem fictícia, a motorista de Uber, e partiu para a coleta de histórias reais, algumas nem tanto, contadas por profissionais do ramo. Nas conversas ela ouviu relatos inusitados, desde o esquecimento de um bebê no banco traseiro, até o de uma lata de leite recheada de maconha. Cenas de ciúmes são comuns, assim como os riscos de assalto e outras aventuras.

Culinária baiana 

A obra de ficção é ambientada nas ruas de Salvador. “O livro também envereda pela culinária baiana, decisiva no desenrolar de alguns contos recheados de muita fé, romantismo, emoção, humor e um certo suspense, em textos ritmados que vão conduzir o leitor nestas viagens”, resume Joana D´Arck, sem querer antecipar personagens e causos. 

Autora de “Entrelinhas e afetos”, livro inspirado na vida de dona Elza, sua mãe, hoje com 92 anos de idade, a jornalista preferiu optar, nesse segundo “filho”, por um artifício que lhe permitisse, também, abordar temas como machismo, preconceito, traição, mercado de trabalho, relações familiares e a violência nossa de cada dia. As virtudes e fragilidades humanas, reveladas pelos passageiros entre uma corrida e outra. O fascínio da obra é justamente fazer o leitor se reconhecer em determinadas situações, ou projetar o dia a dia de amigos, inimigos e familiares.

Dona Elza com o primeiro livro de Joana, inspirado em sua vida

Carreira - Joana D´Arck é jornalista, graduada na Universidade Federal da Bahia (UFBA), Pós-graduada em Marketing Político na Universidade Católica de Salvador (UCSAL), trabalhou em redações dos principais jornais impressos baianos e é a criadora do blog Pilha Pura ( https://pilhapuradejoaninha.blogspot.com/), ativo na internet desde março de 2009. Desde 1994 trabalha como assessora de Comunicação. 

Comentários

  1. Mana, né fraca não!!! E além de tudo, é uma pessoa extraordinária e "pra cima"!!!

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho essa dinda! Certeza de mais um sucesso ❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Aline! Espero corresponder às suas expectativas.

      Excluir
  3. Já na espera por outro maravilhoso lançamento !

    ResponderExcluir
  4. Joana Darck, mais uma heroína, da literatura moderna não é por acaso que que com tanta leveza que expressa nas suas entrelinhas a vida do cotidiano. Parabéns minha irmã. Sua grande admiradora .

    ResponderExcluir

Postar um comentário