Mudas de coqueiro em protesto contra "paredão" de prédios em Stella Maris

 


Em pleno feriado chuvoso, moradores de Stella Maris foram à praia do bairro. Só que, desta vez, para protestar contra o megaprojeto da Iberostella de construir, na beira mar, um condomínio de 8 prédios de até 18 andares, 8 apartamentos por andar, de 2 e 3 quartos, totalizando mais de 950 unidades.
 

Plantar mudas de coqueiro junto à cerca de ferro implantada pela construtora, na restinga da praia, para delimitar a área, foi a forma encontrada pelo grupo para manifestar a indignação contra mais um crime ambiental no bairro, que já perdeu grande parte da sua vegetação nativa durante as etapas do projeto de "requalificação" da orla.
Além de plantarem várias mudas junto à cerca dos prédios, o grupo plantou também uma na Praça do Skate de Stella Maris, para chamar atenção dos banhistas e frequentadores da área para o crime ambiental

Anunciado por corretores como um empreendimento "pé na areia", o projeto não possui placa com licença ambiental nem qualquer outra informação. Só uma placa da Sedur municipal, vencida em março, de autorização para supressão de coqueiros. 

Os moradores argumentam que a construtora já construiu stand de vendas e guarita e suprimiu grande parte de restinga, sem considerar a legislação federal que proíbe construção até 50 metros após a linha da preamar (Lei de 
Gerenciamento Costeiro - art 23 do Decr. 5300/04).

Além disso, a legislação prevê a proteção de área de substrato de restinga, que deve ser preservada e revitalizada para retardar a elevação do nível do mar e evitar o avanço da Faixa Marítima sobre a Faixa Terrestre.






Comentários

  1. "A pior guerra é a guerra contínua contra a natureza, que é silenciosa, que destrói ao longo do tempo."

    ResponderExcluir
  2. Mais um ato público dos moradores de Stella Maris em protesto contra a construção de um paredão de 8 prédios, com 15 andares cada um, na beira-mar que vai causar uma infinidade de problemas. Destruição ambiental, sombreamento da praia, redução da ventilação, aumento dos engarrafamentos, afugentamento das tartarugas, sujeita nas praias, problemas de esgotamento sanitário etc.

    ResponderExcluir
  3. É sem noção a Prefeitura de Salvador, uma cidade sem sombra, as pessoas ficam na sombra dos postes, isto é, quando tem.
    Exterminar aquela área de Stella Maris, é assassinar o ar que respiramos, assim foi na Avenida ACM,quando derrubou 159 árvores, para passar um meio de transporte que não se usa maia em cidade nenhuma. Completamente insana, essas atitudes.
    Triste Bahia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Triste mesmo, Zezé. Chega a ser inacreditável o q estão querendo fazer com esse paraíso

      Excluir

Postar um comentário