Alê Okan: "Picaretas do progresso"



Alê Okan: Vídeo do youtube e narração


https://www.youtube.com/watch?v=0ep4uwkGbZQ 




É de doer na alma ver esse vídeo e ouvir a narração do multiartista e engenheiro ALê Okan, fundador dos perfis @coletivoativista e @prefeituramarginal, sobre esta obra que estamos denunciando há muito tempo pelo dano ambiental que está causando ao Parque das Dunas. 

Uma obra que envolve R$9 milhões de recursos públicos, do Município de Salvador. O antigo projeto intitulado Linha Branca, que ligaria Salvador a Lauro de Freitas pelo Loteamento Marisol, nos fundos do Aeroporto Internacional, foi substituído por uma pequena rua de 450 metros que beneficiará poucas pessoas. Ao custo de um rio, de maciços de restinga, de nascentes hídricas e de muitos animais que habitam (habitavam) esse trecho do Parque das Dunas, "cedido" pela Unidunas à prefeitura. 

A prefeitura e os interessados não ouviram ninguém, não consultaram ninguém. De forma acintosa, iniciaram a obra antes da audiência convocada pelo Ministério Público do Estado para apurar denúncias de moradores. É vergonhoso constatar que é o dinheiro público que está custeando esse acesso para beneficiar poucos moradores que não querem dar uma volta a mais, e proprietários de terrenos alagadiços. 

Tudo isso em detrimento do meio ambiente, da natureza. Parabéns @⁨~Alê Okan⁩ pela denúncia, pela sensibilidade e comprometimento. 

Vamos fazer esse vídeo do YouTube viralizar, gente. O mundo precisa saber o que a prefeitura e a Unidunas, que sempre se mostrou interessada nessa pista, abrindo mão de área de preservação sob seus cuidados, estão fazendo com o Rio Sapato











Comentários

  1. Tem que fazer desse crime uma pauta nacional. Não se trata "apenas" de mais uma agressão ao meio ambiente. É desvio de dinheiro público e sabe Deus mais o quê...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, indiscutivelmente um crime ambiental para satisfazer à especulação imobiliária. Ou alguém duvida que logo logo essa pista será tomada por espigões?

      Excluir
  2. Como moradora do Loteamento Marisol há quase 12 anos, sou super a favor desta obra pq sabemos da nossa necessidade de novos acessos. Caso contrário estaremos ilhados aqui, quando interditarem a Rua Ibitiara para reforma. Além disso essa obra beneficiará todo o bairro de Stella Mares, que já clama por novos acessos, dado o trânsito caótico que teremos dentro de pouco tempo, em consequência do crescimento populacional do nosso bairro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como beneficiará todo o bairro de Stella? Mas o discurso de vcs agora não é que a pista será só um acesso ao Marisol? Tinha q ser anônimo pra defender isso

      Excluir
    2. Infelizmente, o interesse de alguns poucos não pode justificar a devastação do meio ambiente e criar riscos de secas, inundações, aumento da temperatura para toda a cidade. O egoísmo tem limite. Que tal morar na Pituba, só ruas, ausência de verdura, problemas de inundações? Pq você sabe, cara anônimo, nova avenida, significa novos prédios, novo bairro, fim das dunas... com esse PDDU contestável, verticalização acelerada do bairro, acabou seu paraíso!

      Excluir
    3. Vcs, moradores das ruas do Marisol que margeiam o Sapato , são os principais depredadores do Rio. E sabem disso ..

      Excluir
  3. Essa obra que beneficia a alguns (que interesses estão em jogo aqui?) é uma afronta aos moradores e amantes de Salvador. Existe leis para proteger o meio ambiente que a prefeitura viola com a conivência do INEMA e do MP. Existem não somente para preservar a beleza e o charme da cidade cantada pelos melhores artistas brasileiros, mas para lutar contra as consequências do aquecimento do planeta que provoca inundações, secas que podem acabar com os habitantes da capital baiana. Aumento da temperatura, fogos incontroláveis, subida do mar... Abrem os olhos, vejam o que acontece na Bahia, no Sul do país, no Canadá, na Europa, na África... Chega de cimento! A prefeitura de Salvador anda a contra senso das cidades do mundo inteiro que entenderam que precisa preservar o resto de natureza que existe, plantar árvores, diminuir o asfalto... A ganância não justifica tudo.

    ResponderExcluir
  4. Grilagem de terra em área APP e APA, e esse tal de Parque das Dunas nunca seviu pra nada na verdade, sempre foi um engodo só pra não perderem a moradia dali. Caso de Polícia Federal por se tratar de área federal. Ainda colocam custo de 9 milhões? Vagabundos ladrões, claramente roubo de dinheiro público.

    ResponderExcluir
  5. A lógica dos interesses privados e privatistas suplanta os interesses públicos e o direito de todos viverem num ambiente sustentável. Mas, isso terá que acabar, sob pena do planeta ser extinto antes.....

    ResponderExcluir
  6. Corrupção devasta o meio ambiente com obras de lavagem de dinheiro público apresentando fachada de requalificação para desenvolvimento urbano. Ganância e Grilagem são os valores da bandidagem dominante

    ResponderExcluir

Postar um comentário