A novidade da música baiana: ANARKAS

 


Texto: Gel Varela, professor e diretor artístico e musical do Anarkas 

Fotos: @vitorsantosfotos

Conhecida por lançar trabalhos artísticos surpreendentes que colocam essa terra no topo da música, a Bahia sempre traz uma novidade que nos enche de orgulho. Essa novidade tem nome: ANARKAS.

Composto por três jovens de 18 anos, Ruiva, Osiris e Neri, cantores, compositores e instrumentistas, o grupo ANARKAS é um produto oriundo de um projeto musical realizado no Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, do bairro de Itapuã, que tem, dentro do seu modelo de educação integral, uma visão especialmente voltada para a música e artes em geral.

Esse trabalho ultrapassou os limites da escola e passou a conquistar a comunidade e a cidade em geral, através das suas apresentações, sempre com muito sucesso, angariando um público fiel que passou a acompanha-lo nos shows.

O resultado disso é o show batizado de “É TUDO OURO”, música do compositor baiano Carlos Neto em parceria com Osiris, que deu origem a um clipe, lançado em novembro de 2023, junto com um EP, com seis músicas, presente em diversas redes e plataformas.

A partir daí os Anarkas foram passando por experiências, encantando o público e dividindo o palco com diversas atrações como Jau, Negra Cor, Malê de Balê, Cortejo Afro e Daniela Mercury, além do Ilê Ayê, como atração das comemorações dos 50 anos de existência. No carnaval deste ano o grupo ANARKAS experimentou, pela primeira vez, a força dessa festa em alguns palcos da cidade, além de ter lançado o Bloquinho ANARKAS na lavagem de Itapuã, prestigiando o bairro de origem e devolvendo em alegria o apoio vindo da comunidade.

O show é um espetáculo de duas horas, em que os Anarkas apresentam um repertório musical desprovido de amarras, fronteiras ou barreiras temporais. O objetivo é levar o público a uma viagem pelo Pop, Blues, Baladas e Axé com seus reggaes, sambas e ijexás e mais o que vier na cabeça. Ao som do DJ George Dias na base, Neri e Osiris agitam suas guitarras e violino elétrico para o nosso deleite com a poderosa voz de Ruiva, uma incrível baianinha da praia de Caymmi que, por certo, um dia alcançará o status de grande intérprete da música do Brasil.

Embarque na viagem dos Anarkas, conheça a qualidade do trabalho da juventude negra das periferias e surpreenda-se com essa gente que produz maravilhas e encantamento, com esses meninos que tem muito a mostrar. É um verdadeiro convite à emoção.

Veja também matéria anterior do Pilha Pura sobre o grupo: 

https://pilhapuradejoaninha.blogspot.com/2023/10/prestem-atencao-nesse-nome-os-anarkas.html




















Comentários

  1. O grupo Anarkas nos traz a esperança do renascimento da música e musicalidade baiana !

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa da criação do Grupo Anarkas, TUDO OURO, fruto de um trabalho sério de educação musical, liderado pelo professor Gel Varela, no Colégio Estadual Gov. Lomanto Júnior, em Itapuã, sob liderança do Gestor Consciente Ricardo Monteiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem toda razão, a base que a equipe do Lomanto tem dado a esses jovens é a prova de que as pessoas só precisam de oportunidade. E ver uma escola pública dando esse suporte e encorajador. Só aplausos para os Anarkas e todos que estão fazendo o grupo acontecer. Parabéns Gel Varela e Ricardo Monteiro

      Excluir
  3. Sou suspeito em falar sobre o talento e a disposição da transformação social por meio da educação, arte e música quero relatar e expressar a minha felicidade em poder participar dessa grande família @Anarkas sucesso, sagacidade, simplicidade, superação são palavras que ao ver meu filho, amigos e colegas nesse projeto tão inovador para o Brasil vamos que vamos estamos juntos fazer o bem florescer.

    Jean Santos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vc definiu bem, tb vejo o Anarkas como um grande projeto de transformação social. E, o que é melhor, despertando o gosto por um repertório de qualidade num momento de tão baixo nível da música brasileira. Parabéns a todos os envolvidos e obrigada pela visita ao nosso blog. Vamos botar Pilha nesses meninos talentosos

      Excluir
  4. Parabéns pela iniciativa da criação do Grupo Anarkas, TUDO OURO, fruto de um trabalho sério, profundo e consciente de educação musical, liderado pelo professor Gel Varela, no Colégio Estadual Gov. Lomanto Júnior, em Itapuã, sob liderança do Gestor Ricardo Monteiro, que tem sido uma referência de uma educação com consciência. A sociedade agradece!

    ResponderExcluir
  5. Todo êxito para esses jovens, e sua belas vozes.

    ResponderExcluir
  6. Anarkas ou Sakrana?
    Prefiro Anarkas! Grupo que emerge da energia musical desta Bahia que respira a arte! Um grupo diferente e com um talento musical diferente! Este violino é um diferencial que deve ser aproveitado o máximo possível! Sucesso a vista meus caros músicos!

    ResponderExcluir
  7. Parabéns!!!! Muito bom saber desse novo gás na música. Vida longa para vocês! Caminhos firmes e passos seguros rumo ao sucesso. Vi aqui por acaso e estou feliz com o que vi. 👏🏻👏🏻👏🏻

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom e obrigada pela visita ao blog. Pena que o comentário saiu como anônimo (acho que teria q estar logado no google)

      Excluir

Postar um comentário