Banana pro governador


   Joana D'Arck 

A banana também dá  nome a um gesto antigo do homem de enviar um "foda-se" para outra pessoa,  seja por raiva ou por arrelia, como faziam as crianças tão inocentemente (já mandei muitas, kkkkkkkk). E isso me remete a uma história atribuída ao irreverente governador Otávio Mangabeira,  que está no folclore político da Bahia e conto a seguir:

Num  evento de "Beija-mão" no Palácio do Rio Branco,  antiga sede oficial do governador do estado, quando o chefe do Executivo recebe os convidados para agradecer alguma benesse, eis que Otávio Mangabeira recebe o forte abraço do amigo Chico. E então perguntou:

-Chico, meu amigo, você nunca me pediu nada. Gostaria de fazer algo por você. Diga o que quer!

- Ôxe, tá me estranhando? Preciso de nada não.  Pra mim, basta a nossa amizade. 

-Sei disso,  mas queria fazer algo por você ou a sua família.  Não  quer nada para um parente? insistiu o governador.

Chico acabou lançando o seu pedido:

- Tenho um sobrinho que tá se formando em Medicina e precisa trabalhar num hospital. 

- Não se preocupe.  Deixe o nome com a secretária e amanhã ele estará nomeado.

Chico foi pra casa todo garboso e arrotando vantagem e poder. No dia seguinte, correu pra ver o Diário Oficial e nada da nomeação do sobrinho.  Fez cara amarela pra família e amigos, mas continuou esperançoso até uma semana depois de  esmiuçar o D.O. e ouvir piadinhas e chacotas diárias sobre a sua amizade e influência. 

Eis que numa segunda-feira Chico foi subindo a Rua Chile, onde fica o Palácio do Rio Branco e também passagem obrigatória  para o seu ofício no comércio local, o governador saiu do Palácio para algum compromisso externo e, ao avistar o amigo ergueu o braço e fez um aceno. Chico não titubeou e tascou-lhe uma  "banana" .

No dia seguinte,  lá estava no D.O a  nomeação do médico formando. E Chico então foi ao Palácio agradecer a benevolência.  Tão logo adentrou ao gabinete, o governador se adiantou e confessou:

-Chico,  meu amigo,  que banana providencial aquela! Eu tinha esquecido do seu pedido!

Só sei que foi assim...




Comentários