Movimentos sociais unidos contra espigões nas praias e a PEC 03/22

 

Ato convocado pelo SOS Buracão contra a PEC 03/22, no dia 9/6, com a presença do Coletivo Stella Maris, ambientalistas, parlamentares, frequentadores e comerciantes da praia

A semana que passou foi de muitas ações pelos movimentos ambientais de Salvador, estreitando os laços contra a verticalização desenfreada na orla. 

Os dois grupos mais organizados dessa frente de luta, o Coletivo Stella Maris e o SOS Buracão, estiveram juntos em audiência pública na Assembleia Legislativa, no Dia do Meio Ambiente (5-6), e no domingo (9) em manifestação na Praia do Buracão, no Rio Vermelho. 

Ambos travam uma batalha para impedir a construção de espigões de até 18 andares nas praias dos bairros, que, se executados, causarão inevitavelmente sombreamento e outros danos ambientais. 

Além disso, foram momentos de protesto contra a PEC 03/2022, que tramita no Senado e é vista como uma porta aberta à privatização das praias no Brasil. A pressão popular contra a matéria, que tem como relator nada menos que o senador Flávio Bolsonaro, ganhou corpo no país e fez com que a votação da matéria fosse pelo menos adiada. 

Mas os movimentos estão atentos, sabem que não podem confiar.


Fala potente de Ludimilla Teixeira, uma das ADMs do Coletivo Stella Maris, na manifestação contra a PEC 03/22 

Pronunciamento de Marcele do Valle, conselheira do Conselho Gestor da APA Lagoas e Dunas do Abaeté e integrante do Coletivo Stella Maris, também no ato na Praia do Buracão

Fala qualificada, com dados relevantes, do ex-vereador Marcos Mendes, relembrando o processo de aprovação do PDDU vigente, que precisa urgentemente ser revisado de forma participativa (Vídeo Ludimilla Teixeira)


Coletivo Stella Maris e a ex-vereadora Aladilce Souza

Dia do Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) a professora Isabel Perez, também administradora do Coletivo Stella Maris, juntou-se ao SOS Buracão compondo a mesa da audiência pública promovida em parceria com o deputado estadual Robinson Almeida (PT), na ALBA, para aprofundar o tema "Os espigões da Praia do Buracão e a verticalização em Salvador", mostrando que o foco da luta é coletivo. Grande pronunciamento, baseado em dados urgentes que comprovam a necessidade de atuação conjunta. 

E reafirmou a sugestão de uma Carta-Compromisso Ambiental, a ser apresentada aos candidatos ao Executivo e Legislativo em Salvador. "Uma luta que, sabemos, será longa", previu, argumentando que "não dá mais para olharmos só para os nossos umbigos".

Veja, na íntegra, a fala de Isabel Perez (Vídeo Alê Okan)

Feijoada na barraca


No sábado (8), para marcar o Dia do Meio Ambiente e protestar contra a ameaça de destruição de parte importante da APA do Abaeté, nas dunas de Stella Maris, o time azul do Coletivo Stella Maris se reuniu numa feijoada na tradicional Barraca do Côco, de Renato. Foi o início de uma nova frente de resistência contra a especulação imobiliária no bairro, que planeja, com a conivência da gestão municipal, transformar esse paraíso em paredão de concreto e lojão de supermercado. 

O aviso foi dado: "Aqui ninguém mexe!"
 



E a semana já começou com a participação de Marcele do Valle, ao vivo, no programa Invisível é Muito Além do Petróleo, na TV247 no Youtube, apresentado por Andrea Trus e Jailton Andrade (JA Pantera), sobre a PEC da privatização das praias. Marcele é coordenadora de Ações Socioambientais do Instituto Búzios, analista judiciária, conselheira APA Lagoas e Dunas do Abaeté e militante do Coletivo Stella Maris.


Copie o link e assista a entrevista na íntegra:

https://www.youtube.com/live/_6HR75YODQM?si=J5kt0yBRL5Nuv9gv


Comentários

  1. Excelente texto de Mônica, nos trás nãos esperança de ver dois movimentos com a mesma causa se unirem e competirem , isso é um avanço, pois é a união que de fato se concretiza as forças de enfrentamento à cruel especulação imobiliária que é implacável, mesmo que custe tragédias como a do RS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, pena que o comentário ficou como anônimo. Pois é, a especulação imobiliária é uma adversária poderosa e só unidos conseguiremos ser ouvidos

      Excluir
  2. Excelente resumo da movimentada semana que tivemos contra a especulação imobiliária. Sigamos nalura pois o caminho é longo!

    ResponderExcluir
  3. Excelente resumo da movimentada semana que tivemos contra a especulação imobiliária. Sigamos na luta pois o caminho é longo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Isabel, brigadão pela visita ao Pilha. Parabéns por sua fala na audiência, assino cada uma das palavras. Vamos prá frente que o q não faltam são frentes de luta nessa cidade. E no país

      Excluir
  4. Mônica você como sempre na luta juntando forças com outros coletivos para frear essa onda da especulação imobiliária que vem devastando nossa maior riqueza que é a Natureza ! Nossas praias, manguezal, restingas NÃO ESTÃO À VENDA! Parabéns pelo excelente trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Regi (reconheci sua postagem apesar de anônima). Você tb é um reforço ao Coletivo Stella Maris e a toda a luta ambiental em Salvador. A natureza depende dessa corrente. Obrigada pela visita ao blog

      Excluir
  5. A jornalista Mônica Bichara sempre nos traz informações relevantes para a nossa sociedade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que coisa boa essa visita ao blog, brigadão fia ❤️❤️

      Excluir

Postar um comentário