A Jornada do Enegrecimento e reflexões antirracistas de Fabiano Mestre, no livro Descolonizando o Saber
O educador freireano Fabiano Mestre, escritor e teólogo, lançou em Salvador, na noite de quinta-feira (21), o livro “Descolonizando o Saber – Uma jornada de enegrecimento do pensamento e reflexões antirracistas”, na livraria LDM do Shopping Bela Vista. Dentro da programação do Mês da Consciência Negra, num bate-papo com o público, conduzido pela jornalista Isabel Santos, ele falou sobre o processo de perda da dignidade, da cidadania e da identidade dos negros escravizados no Brasil.
“Depois de tirar a dignidade e a cidadania, os grandes latifundiários colocaram nomes inventados como da Silva, dos Santos, da Costa... E como se tudo isso não bastasse, abalaram também a fé dessas pessoas, obrigadas a se converter aos deuses deles”, historiou.
Fabiano Mestre é de se tirar. Minha total referência a este estudioso, conhecedor da história do nosso País, em especial, de toda a trajetória de crueldade vivenciadas pelo povo negro.
ResponderExcluirEstou muito grata por ter participado deste momento. Obrigada amiga/irmã/colega/comadre pelo convite para mediar. Foi um aprendizado esta experiência. Quem.puder ler o livro irá ampliar o cabedal de conhecimento no assunto. Parabéns professor. Abraço forte!
Verdade, Bel, foi uma verdadeira aula, um aprendizado. O cara é Mestre até no nome. Eu que te agradeço por ter topado
Excluir