Espetáculo “Dança Cansada” ocupa o Museu de Arte da Bahia nos dias 25, 26 e 27 de julho

O Museu de Arte da Bahia (MAB) recebe, nos dias 25, 26 e 27 de julho, sempre às 19h30, o espetáculo inédito “Dança Cansada”, do Grupo Outras Danças. A obra, com coreografia e direção de Ramon Moura, mergulha na exaustão dos corpos contemporâneos e na lógica do excesso que marca nossos tempos.

Com uma linguagem intensa e sensível, “Dança Cansada” propõe um olhar crítico sobre a hiperprodutividade e o imperativo da alta performance no mundo atual. Para Ramon, a coreografia é um reflexo direto da sobrecarga imposta pelo sistema neoliberal:

“No contexto de um sistema que coreografa incessantemente os sujeitos sob a lógica da eficiência e do desempenho, a dança aqui se manifesta como sintoma da exaustão”, afirma o diretor.


Em cena, os corpos expressam colapso, agitação, desgaste — como se o movimento estivesse à beira do colapso, esgotando-se enquanto acontece. A ilusão de liberdade, segundo o artista, é usada como combustível para esse fazer frenético, consciente e, ao mesmo tempo, aprisionado.

Sobre o grupo

O Grupo Outras Danças nasceu em 2012, idealizado por Ramon Moura. Após uma breve pausa em suas atividades, retornou em 2017 com novo nome e fôlego renovado, marcando presença em eventos como o Festival Vortex de Dança, na França. Agora, em 2025, o grupo lança seu mais novo trabalho com a estreia de “Dança Cansada”.

O espetáculo é realizado em parceria com o Teatro Vila Velha, dentro do projeto O Vila Ocupa o MAB, parte do programa de ocupação artística do teatro, com apoio financeiro do IPAC. O Teatro Vila Velha conta ainda com apoio do Governo do Estado da Bahia, via Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura.

Ficha Técnica


Direção e Coreografia: Ramon Moura

Ensaio e Produção Executiva: Danillo Queiroz

Iluminação: Leonard Henrique

Figurino: Carolina Miranda


Elenco:

Brisa Carrilho, Luiza Agra, Maria Fontoura, Raijana Gama, Helena Bevilaqua, Natalia Matos, Sulivan Costa, Sol Lôbo e Pedro Tiago.


Sobre Ramon Moura

Natural de Salvador, Ramon Moura é bailarino, coreógrafo, professor e pesquisador em dança. Mestre pelo PPGDança/UFBA, com formação técnica e superior em Dança, atua há mais de uma década em companhias nacionais e internacionais. Suas pesquisas se concentram no corpo contemporâneo, nos processos criativos e na performance.


📍 Local: Museu de Arte da Bahia – MAB

📅 Datas: 25, 26 e 27 de julho (sexta, sábado e domingo)

🕢 Horário: 19h30

Fotos: Divulgação

Comentários