Cláudia Correia: Mulheres escritoras marcam presença na Flica

Fotos: Divulgação

Texto: Cláudia Correia


A 13a edição da Festa Literária Internacional de Cachoeira, Flica, realizada de 23 a 25 de outubro em Cachoeira, Recôncavo Baiano, contou com expressiva participação de mulheres escritoras de todos os gêneros literários. 

Nas mesas temáticas com nomes de âmbito nacional como a jornalista Rita Batista , as escritoras Livia Natália, Bárbara Carine e Roseane Murray, o publico lotou a Tenda Paraguaçu e os outros espaços da festa. 

Na programação,  apresentações musicais , de samba , capoeira, saraus de poesia e oficinas infantis de leitura e pintura movimentaram as ruas da cidade com a presença de turistas , estudantes e educadores. A Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil Seção Bahia - AJEB, em parceria com a Editora Cogito, promoveu um sarau com associadas.

Para a presidente e coordenadora da AJEB , Lísias Azevedo, as festas literárias cumprem um papel fundamental na valorização da leitura, na difusão do conhecimento e na formação de novos leitores.  “São espaços de encontro, de partilha e de fortalecimento da identidade cultural dos territórios. Eles nos lembram que a literatura é viva, uma verdadeira vitrine literária, aproxima pessoas, ideias e realidades diversas”, afirmou. 

A diretoria da entidade tem incentivado a participação nas festas literárias no estado como Mucugê, Amélia Rodrigues, Esplanada e outras pela oportunidade de visibilidade e integração das escritoras e jornalistas, que encontram nesses espaços um ambiente de acolhimento, troca e reconhecimento.

“Participar dessas festas é reafirmar a missão da AJEB: promover a voz feminina, incentivar a produção literária e fortalecer a presença da mulher na cultura e na sociedade. É uma forma de dizer que a palavra escrita continua sendo um elo de transformação e pertencimento”.

Um grupo de dez escritoras, membros da AJEB, de Salvador e de outros municípios, prestigiou o evento e levou suas obras para divulgação. Renata Lima (“Que Seja Mais”), Gal Pereira( “Liderança Feminina de Alta Performance”), Maria Luiza Tapioca (“Mulheres,que fases da lua?), Veri Menezes (“Os poetas estão vivos), Dagmar Santana (“Liala”), Simone Caetano (“Versos e Universos”), Débora Maria (“Eu amo meu black”), Duda Pereira (“Minha vez”), Lúcia Matos (“Poemas e Poesias que encantam”) e Quezia Carneiro (“Cartas para um Anjo”) trocaram experiências com outras escritoras presentes.

Renata Lima avaliou como positiva a experiência pela oportunidade de ampliar a visibilidade do trabalho das escritoras e fortalecer a atuação da AJEB. “A experiência foi frutífera, engajada e dinâmica porque nasceu da nossa paixão pela escrita e pelo desejo de sermos lidas”.

O escritor e editor da Cogito, Ivan de Almeida, ressaltou o trabalho da editora desde a estreia da Flica, em 2017, e a parceria pelo segundo ano com a Feira das Mulheres Negras, cuja programação valoriza as vozes negras nas artes e nas letras. “O espaço da Cogito na Flica se consolida como uma vitrine da produção literária independente, com encontros entre leitores, artistas e escritores”, declarou.

Para a Ceo da Afrotours Bahia, Nilzete Santos,  a participação das mulheres na festa chamou atenção pela criatividade. “A festa foi muito animada e priveitosa, um momento inesquecível com a presença de muitas mulheres negras, representando movimentos artísticos diversos, na música, na literatura, na direção".

A 13ª edição da FLICA tem patrocínio do Governo do Estado, através do FazCultura, Secretaria de Cultura do Estado (SecultBA) e Secretaria da Fazenda (Sefaz), Bahiagás, Caixa, Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet e Governo Federal. É contemplado também pelo Projeto Bahia Literária, iniciativa da Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada da SecultBA, e da Secretaria Estadual de Educação (SEC). Conta com o apoio da Embasa. A realização é da SCHOMMER, em parceria com a Prefeitura Municipal de Cachoeira e LDM (livraria oficial do evento).



Comentários

Postar um comentário