Cláudia Correia: Mulheres marcham pelo fim da violência de gênero

 

Texto e fotos: Cláudia Correia

 Ato nacional aconteceu em Salvador do Morro do Cristo ao Farol da Barra

Na manhã deste domingo (14), do Morro do Cristo ao Farol da Barra, em Salvador, milhares de mulheres marcharam em protesto contra a escalada de violência e os altos índices de feminicídio na Bahia e no Brasil. Cerca de sessenta entidades feministas e coletivos de mulheres de bairros e sindicatos (incluindo a Comissão da Mulher do Sinjorba) participaram do ato, que contou com performance artística de Sandra Munhoz, da Casa Marielle Franco, Bloco A Mulherada, além de grupos de capoeira e percussão formados por mulheres. 

O levante Mulheres Vivas abriu o ato nacional que arrastou outras milhares de pessoas, com inúmeras bandeiras políticas, a exemplo do protesto contra o PL da Dosimetria.


A secretária estadual de Políticas para Mulheres, Neuza Cadore, os vereadores Silvio Humberto (PSB), Aladilce Souza (PCdoB), Eliete Paraguassu (PSOL) e Hamilton Assis (PSOL), os deputados estaduais Hilton Coelho (PSOL) e Olivia Santana (PCdoB) e a deputada federal Lídice da Mata (PSB), marcaram presença, prestando apoio ao movimento e denunciando a estrutura patriarcal e machista na sociedade brasileira. 

“Precisamos investir em educação de gênero nas escolas, na prevenção. Não suportamos mais chorar pelos assassinatos de mulheres, por todas as formas de opressão, pela violência política que nos persegue”, afirmou Aladilce, líder da bancada da oposição na Câmara Municipal. 



Marizete Pires, do projeto Mulher por Mulher no Subúrbio Ferroviário, liderou um grupo que cobrou mais investimento público nas políticas para mulheres e apuração dos feminicídios. “Essa luta é de toda a sociedade, precisamos punir os feminicidas, qualificar os serviços da rede de atenção e proteger as meninas e jovens. Exigimos que parem de nos matar “, declarou.



A manifestação integrou a campanha de mobilização nacional iniciada em 7 de dezembro em diversas capitais brasileiras, organizada pelo Levante Feminista e dezenas de centrais sindicais, coletivos de mulheres de bairros, urbanos e rurais em todo o país.



Foto: Paulino José dos Santos

Comentários