Live marca lançamento do novo livro de Emiliano em congresso virtual da UFBA


O livro autobiográfico de Emiliano José,  “O cão morde a noite”, foi lançado nesta terça, 23 de fevereiro, às 16h30, em live da programação do 31º Festival de Livros e Autores da UFBA (no canal da TV UFBA no Youtube, que reproduzimos aqui no Pilha).  



Nossa "âncora" Mônica Bichara, declarada oficialmente editora de Emiliano José, como ele frisou na live, falou da dívida que  o escritor, jornalista, ex-preso político perseguido pela Ditadura Militar tinha com ele mesmo: precisava sim trazer à tona o seu passado, botar o dedo nas profundas feridas deixadas pelas torturas da Ditadura Militar, tanto no autor quanto em companheiros dele de militância. Ela e Emiliano estiveram ao lado do reitor João Carlos Salles, da UFBA, e do colega querido Adilson Borges. 




O reitor falou  especificamente sobre a obra de Emiliano, prefaciada por ele, "com muita honra". Lembrou de quando conheceu o autor,  desde 1977. "Sempre me impressionou essa relação visceral que Emiliano tem com a escrita. E esse livro admirável é uma demonstração desse  fôlego de um militante escritor capaz de agarrar a vida em grandes goles". Ressaltou que "O cão morde a noite" é admirável como biografia, relato, depoimento e reflexão". Ele fez um convite "enfático" para que as pessoas se encantem com a sua palavras. "Eu diria que Emiliano transbordou de emilianos... Tem uma capacidade de narrar, onde o já saber a história não nos tira o encanto de revivê-la". 

Adilson Borges, que emocionou o autor com um primoroso texto  sobre o livro, reproduzido aqui no Pilha, definiu a obra como "um canto de esperança, mas provocou o colega autor de 15 livros e  de #MemóriasJornalismoEmiliano, que há dois anos são publicadas  diariamente  em sua página no Facebook. Fez a pergunta que não quer calar na boca dos que acompanham os escritos sobre vida de  jornalistas baianos: "Você dorme Emiliano? Que hora você dorme?". Quem não viu a live pode buscar essa resposta do autor e outras revelações dele no vídeo acima que reproduzimos.
O vice-reitor, Paulo Miguez fez questão de passar para saudar e parabenizar o autor





Comentários

  1. "Âncora" é ótimo, vou cobrar aumento. Foi uma honra dividir a mesa do lançamento de "O cão morde a noite" com o autor Emiliano José, o reitor João Carlos Salles e o querido amigo Adilson Borges. O livro é fundamental e quem tiver a chance de ler vai concordar que a tortura é uma prática "demasiadamente humana". Afinal, só os humanos torturam seus iguais pelo simples prazer da supremacia política.

    ResponderExcluir
  2. Muito bem colocado comadre. O aumento de "âncora" é de trabalho (rsrs) ... e vem muito por aí...

    ResponderExcluir
  3. Vc foi muito prestigiada, gente? Tem parabéns e orgulho até da vice-reitora Ilka Bichara. Né fraca não!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahaha ela não é vice-reitora, é substituta do vice, que tb participou da live

      Excluir

Postar um comentário