Os manguezais, segundo a ONU Brasil, representam menos de 1% da cobertura das florestas tropicais do mundo, mas sustentam a vida de bilhões de pessoas e milhares de espécies. Em Salvador, o último manguezal vivo, o do Rio Passa Vaca, em Patamares/Jaguaribe, está ameaçado pela pressão da especulação imobiliária, que desrespeita a legislação, com a conivência da prefeitura e do Estado (CLARO), e constrói espigões na sua margem. E ainda querem VENDER a capital baiana como uma cidade sustentável.
Neste sábado (26), Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, incorporamos o beija-flor e fomos fazer nossa parte, apagar um pouco do "incêndio" que consome aos poucos aquele rico bioma: a poluição provocada pelo homem inconsequente.
Apesar da chuva, moradores e ambientalistas do SOS Manguezal Rio Passa Vaca, Coletivo Stella Maris e SOS Áreas Verdes, entre outros movimentos, recolheram vários sacos de lixo. Tinha "de um tudo", como se diz no jargão popular: plásticos de todo tipo, isopor, garrafas, cueca (juro), camisinhas, porta, tampinhas, embalagens diversas.....Nessa missão, contamos com o auxílio luxuoso da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), marisqueira e quilombola, que se jogou, literalmente, nas águas do Passa Vaca para limpar a outra margem. Emocionada e entusiasmada, já se programou para aderir à nova caminhada de limpeza do manguezal, prevista para o início de agosto. "Apesar de sua força e riqueza, o manguezal dá sinais dos impactos da degradação ambiental que vem sofrendo ao longo dos anos. Hoje é um dos únicos remanescentes de manguezal da Orla Marítima de Salvador e precisa ser preservado", comentou.
Segundo a ONU Brasil, os manguezais protegem a costa brasileira, filtram a água, armazenam carbono e abrigam mais de 1.500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção. Um ecosistema ameaçado pela poluição, desenvolvimento costeiro desordenado, expansão da aquicultura em áreas de proteção, pesca ilegal e mudanças climáticas.
Maraaaaaaavolha. Parabéns pessoas que estiveram cuidando do nosso lindo Planeta. A presença da comadre Monica me representou. Na próxima, quero estar. Cuidar do.meio ambiente, é nosso dever e obrigação. Qdo a humanidade tiver consciência disso, a triste realidade da degradação poderá mudar. Avante🍀
ResponderExcluirBrigadão, Bel, contando com vc na próxima. Te aviso
ExcluirParabéns! Se der, divulguem antes a próximo ação para ver se agrega mais pessoas.
ResponderExcluirVamos divulgar. Obrigada pela visita ao blog
ExcluirE isso aí gente !
ResponderExcluirCultura e a preservação do meio ambiente tem que nortear a revisão o PDDU.
Exatamente, com ampla participação popular
ExcluirQue maravilha, gostaria de participar!
ResponderExcluir