Fizemos nossa pequena parte no Dia Mundial de Proteção dos Manguezais


 Os manguezais, segundo a ONU Brasil, representam menos de 1% da cobertura das florestas tropicais do mundo, mas sustentam a vida de bilhões de pessoas e milhares de espécies. Em Salvador, o último manguezal vivo, o do Rio Passa Vaca, em Patamares/Jaguaribe, está ameaçado pela pressão da especulação imobiliária, que desrespeita a legislação, com a conivência da prefeitura e do Estado (CLARO), e constrói espigões na sua margem. E ainda querem VENDER a capital baiana como uma cidade sustentável.

Neste sábado (26), Dia Mundial de Proteção dos Manguezais, incorporamos o beija-flor e fomos fazer nossa parte, apagar um pouco do "incêndio" que consome aos poucos aquele rico bioma: a poluição provocada pelo homem inconsequente.

Apesar da chuva, moradores e ambientalistas do SOS Manguezal Rio Passa Vaca, Coletivo Stella Maris e SOS Áreas Verdes, entre outros movimentos, recolheram vários sacos de lixo. Tinha "de um tudo", como se diz no jargão popular: plásticos de todo tipo, isopor, garrafas, cueca (juro), camisinhas, porta, tampinhas, embalagens diversas.....

Nessa missão, contamos com o auxílio luxuoso da vereadora Eliete Paraguassu (PSOL), marisqueira e quilombola, que se jogou, literalmente, nas águas do Passa Vaca para limpar a outra margem. Emocionada e entusiasmada, já se programou para aderir à nova caminhada de limpeza do manguezal, prevista para o início de agosto. "Apesar de sua força e riqueza, o manguezal dá sinais dos impactos da degradação ambiental que vem sofrendo ao longo dos anos. Hoje é um dos únicos remanescentes de manguezal da Orla Marítima de Salvador e precisa ser preservado", comentou.

"Hoje, no dia do Manguezal, e também da Senhora Santana e de Nanã, tivemos uma caminhada, como sempre revigorante, e recolhemos muito, muito lixo. Vamos continuar olhando por esta foz e este manguezal maravilhosos, pela foz dupla do Passa Vaca e do Jaguaribe", resumiu a atriz Isa Trigo, moradora da área e defensora da preservação ambiental. 
Vídeo: Juliana Dias
A Orla Atlântica de Salvador está se transformando, de forma acelerada, num paredão de concreto. Isso, graças à flexibilização do PDDU em vigor, aprovado em 2016 e que já deveria ter sido revisado, com ampla participação popular, como defendem os movimentos socioambientais e a bancada da oposição na Câmara Municipal.
E o Passa Vaca, apesar de bem vivo, é uma prova da sanha destruidora do lobby do mercado imobiliário, que ignora os riscos e impactos da verticalização desenfreada. O acesso ao manguezal está a cada dia mais complicado, com tapumes de canteiros de obras já em suas margens e ruas totalmente esburacadas devido ao intenso movimento de caminhões e máquinas pesadas.
Foto e vídeo de Regina Boa Morte: "Foi muito proveitoso, o Mangue agradece por todos nós cuidarmos e proteger esse bioma que é o pulmão da cidade de Salvador!"


Segundo a ONU Brasil, os manguezais protegem a costa brasileira, filtram a água, armazenam carbono e abrigam mais de 1.500 espécies, muitas delas ameaçadas de extinção. Um ecosistema ameaçado pela poluição, desenvolvimento costeiro desordenado, expansão da aquicultura em áreas de proteção, pesca ilegal e mudanças climáticas.

Estamos em plena Década da Restauração dos Ecossistemas (2021-2030), que tem como meta, considerada ambiciosa, restaurar 40% das áreas degradadas do planeta. No ritmo destruidor que vivemos, difícil alcançar esse desafio sem entrega, dedicação, conscientização. A princípio, a próxima caminhada será dia 9 de agosto. Fiquemos atentos às páginas dos movimentos nas redes.

Que nas próximas caminhadas de limpeza, mais pessoas se joguem nessa onda e colem nessa corda pela preservação do Passa Vaca.












 

 

Comentários

  1. Maraaaaaaavolha. Parabéns pessoas que estiveram cuidando do nosso lindo Planeta. A presença da comadre Monica me representou. Na próxima, quero estar. Cuidar do.meio ambiente, é nosso dever e obrigação. Qdo a humanidade tiver consciência disso, a triste realidade da degradação poderá mudar. Avante🍀

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Se der, divulguem antes a próximo ação para ver se agrega mais pessoas.

    ResponderExcluir
  3. E isso aí gente !
    Cultura e a preservação do meio ambiente tem que nortear a revisão o PDDU.

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, gostaria de participar!

    ResponderExcluir

Postar um comentário