A escritora Conceição Evaristo convida para a Fligê



A escritora Conceição Evaristo  gravou um convite aos leitores para a Fligê - Feira Literária de Mucugê,  no período de 16 a 19 de agosto. Ela será a homenageada da Fligê,  nesta sua terceira edição, e também participará da programação na Chapada Diamantina.

A Fligê já faz parte do calendário cultural do estado da Bahia e conta com o apoio do Governo Federal e do Governo Estadual, graças às emendas parlamentares dos deputados Waldenor Pereira (PT- BA) e Jean Wyllys (PSOL- RJ).

A homenagem a Conceição Evaristo tem tudo a ver com o tema da feira literária -  “Literatura e resistência: a vida nos rastros da palavra”. Mulher, negra, nascida numa favela da zona sul de Belo Horizonte, Conceição é hoje uma das principais expoentes da literatura brasileira e afro-brasileira. Publicou seu primeiro poema em 1990, no décimo terceiro volume dos Cadernos Negros. Desde então, publicou diversos poemas e contos nos Cadernos, além de uma coletânea de poemas e dois romances.

Sua obra traz profundas reflexões acerca das questões de raça e de gênero, com o objetivo claro de revelar a desigualdade velada em nossa sociedade, de recuperar uma memória sofrida da população afro-brasileira em toda sua riqueza e sua potencialidade de ação.

É autora, entre outras, de Ponciá Vicêncio (2003), de Becos da memória (2006), Insubmissas lágrimas de mulheres (2011) e Olhos d’água (2014), com o qual conquistou o Prêmio Jabuti.

Recentemente, uma campanha lançada nas redes sociais pede a inclusão da escritora na Academia Brasileira de Letras (ABL).
PROGRAMAÇÃO 

Durante os quatro dias de programação a Fligê estará oferecendo ao público, de graça,  conferências, rodas de conversa, lançamento de livros, oficinas, leituras performadas, contação de estórias e a oportunidade de contato com outras linguagens artísticas como a música, o cinema, a fotografia e as artes plásticas. Dentre os ilustres convidados para palestrar estão os escritores Heloisa Buarque de Hollanda, Elisa Lucinda, Márcia Tiburi, Jean Wyllys e Chico César, este último é mais conhecido cantor e compositor. 
Fonte: Facebook Fligê

Comentários