Quintas com Borega

Porto do Som é o nome para três apresentações que o nosso artista pilheiro Borega fará no sebo Praia dos Livros, Largo do Porto da Barra, s/n Barra, às quintas de março, 20h (alô amigas do "Quinta sem lei", olhem aí uma ótima programação).

Além da música (uma MPB de câmara) e por pretexto dela, também fará  exposição de telas ( é mole?). Pinturas para recepcionar os amigos músicos e o público.

 Dia 17/03, terá como convidados o maestro João Omar, Luciano Aguiar (do Matita Perê), João Liberato e Rafael Galeffi.

Vamos nessa!

 Luciano Aguiar publicou no blog o Recôncavo o seguinte texto  sobre Borega:

A maestria é o dom maior do feirense Borega. Não bastasse a reconhecida competência como chargista, ilustrador, jornalista e, mais recentemente, pintor, ele veio ao mundo sem precisar de muito esforço para compreender a música de modo profundo e construir uma arte soberana. É um dos grandes compositores e arranjadores baianos da cena atual e um multi-instrumentista. Integrante do grupo autoral Matita Perê, ele dá uma pausa no trabalho com a banda para uma temporada solo – mas bem acompanhado – no Sebo Praia dos Livros, no Porto da Barra, dias 17, 24 e 31 de março (quintas-feiras), sempre às 20 horas.


Porto do Som é o nome do projeto de toque intimista. A intenção de Borega é apresentar composições que extrapolam o repertório do Matita, além de novos arranjos, rearmonizações ao seu violão bem brasileiro, e contará todas as noites com a participação de amigos-artistas, importantes em sua trajetória musical. De quebra, Borega ainda irá expor um pouco de sua recente produção pictórica para recepcionar o público. Como ele mesmo diz, trata-se de "um músico que registra as cores do som".

No dia 17 de março, o músico estará acompanhado de Armando Deolly, na percuteria, e aguarda o amigo e maestro João Omar, que gravou, de Borega e com participação dele, a música Ciclo Retirante em seu primeiro álbum, Corda Bamba (2007). Borega recebe, também, o flautista João Liberato, com quem trabalhou no Matita Perê, para fazer especialmente o baião Quaresmeira, música de Borega que integra a animação Um Outro, de Chico Liberato. O parceiro de grupo, Luciano Aguiar, completa o trio de convidados da primeira noite e, assim como João Omar, também apresentará ao lado do anfitrião algumas composições próprias, não registradas no repertório do Matita.

Os talentosos jovens do grupo Pirombeira, que passou o ano de 2010 apresentando músicas de Borega e homenageando carinhosamente o Matita Perê no projeto Som de Zilda, em São Lázaro, são os convidados do dia 24, juntamente ao clarinetista Leonardo Cunha. "Quero tocar com o Pirombeira a futura parceira com Tom Tavares (compositor e professor da escola de música da Ufba, a quem Borega encomendou uma letra), que eles (pirombeiros) deram o nome de Pé na Estrada, e coisas do Matita Perê, além de Na Minha Sala, de Ian Cardoso", conta Borega.

Para fechar a temporada, no dia 31, Borega receberá a cantora, compositora e parceira Rita Tavares, com quem compôs Fina Proeza. Além da canção citada, apresentarão juntos o clássico latino-americano Volver a Los 17 (Violeta Parra), em grande rearmonização, e um arranjo especial para Nem Defeito Nem Dom (Rita Tavares). Nessa noite, Borega contará novamente com o acompanhamento luxuoso de Armando Deolly e deve pegar mais no contrabaixo, em acompanhamento ao violão suingado de Rita.

Entre tantas canções e arranjos de extrema sensibilidade, há que se destacar no repertório das apresentações a execução de Ao Amor que Vai Chegar, gravada pelo guitarrista goiano Budi Garcia, responsável pela direção musical do esperado primeiro disco do Matita, e peças de uma trilha sonora que Borega compôs para um filme não terminado de Kau Rocha. Uma delas, intitulada Morte de um Alfaiate, deve ser ponto alto na apresentação.

A produção do evento está a cargo de Rafael Galeffi, estudante de composição e regência da Ufba e integrante do grupo Pirombeira, e direção artística é assinada pelo artista plástico Raimundo Áquila.

O Porto do Som é apoiado por Editora Versal, Pizzeria Divino Piacere, Estúdio Imagem Acústica.

SERVIÇO

Projeto Porto do Som, com Borega

Local: Sebo Praia dos Livros - Largo do Porto da Barra, s/n Barra.

Telefone: 3015-0093 / 8219-5652.

Quando: Quintas-feiras, dias 17, 24 e 31 de março de 2011, às 20 horas.

Ingresso: R$ 10,00

Comentários