Pular para o conteúdo principal

Jaciara Santos: A sombra de 1964


                                                                                                                                                                   Jaciara Santos é jornalista, diretora da ABI-BA e do Sinjorba


Em 1964, quando a noite caiu sobre o Brasil, eu tinha oito anos. Completaria nove em setembro, quase seis meses depois. Minha família era apolítica, mas a política entrou em nossa casa sem pedir licença.

Meu pai era operário da Petrobras. Depois do golpe, viu colegas de trabalho serem perseguidos e perdeu amigos — alguns afastados, outros separados pela desconfiança. A empresa, como documentou décadas depois a Comissão Nacional da Verdade, tornou-se um dos espaços de vigilância e repressão do novo regime: entre abril e outubro de 1964, foram instaurados cerca de 1.500 processos de investigação de funcionários, e 516 trabalhadores foram demitidos.

Não havia discussões políticas em casa. Os efeitos do golpe, entretanto, chegaram ao nosso cotidiano. Vieram os apertos financeiros. O salário de meu pai, acrescido de algumas gratificações, nos proporcionava uma vida confortável. Depois da intervenção militar, houve cortes e ajustes. Lembro de meus pais conversando sobre a necessidade de reduzir gastos porque, diziam eles, “a revolução” havia mexido na remuneração dos petroleiros.

Não tenho hoje um documento que me permita dizer exatamente qual parcela dos ganhos de meu pai foi reduzida. Mas sei que a sensação de aperto que marcou minha infância não nasceu do nada.

Foi um choque. Mudamos de bairro. Saímos de uma casa arrumadinha, de frente de rua, no IAPI, para uma tapera em ruínas, numa rua sem calçamento e com esgoto a céu aberto, na Capelinha de São Caetano. A insegurança rondava a família. Meu pai temia o desemprego e procurava garantir ao menos um teto para acomodar a filharada — entre 1964 e 1967, a prole dobrou: éramos três; passamos a ser seis.

Foram anos difíceis. Eu não acompanhava a política, mas sentia seus efeitos. Passei pelo ensino médio sem qualquer militância. Cheguei à universidade ainda sem engajamento político, mas já consciente de que alguma coisa muito grave acontecia no país.

Em 1978, quando comecei a trabalhar no Jornal da Bahia, comecei também a compreender o que, até então, eu só havia vivido. A palavra que ouvira desde criança — “revolução” — ganhou outro nome: golpe. E o jornalismo me revelou aquilo que a menina de oito anos não tinha como saber: o cerceamento das liberdades, a repressão, as prisões, a tortura, os mortos e desaparecidos.

Foram mais de 20 anos até que aquela longa noite começasse a terminar. A redemocratização devolveu ao país direitos e liberdades que haviam sido suspensos, e a Constituição de 1988 consolidou a nova ordem democrática. Promulgada em 5 de outubro daquele ano, a Carta definiu o Brasil como Estado Democrático de Direito e estabeleceu, entre seus fundamentos, a soberania e a cidadania.

Mais de seis décadas depois, olho para o Brasil e reconheço sinais que me inquietam. Não porque a história se repita exatamente — ela nunca se repete —, mas porque a democracia não é uma conquista que possa ser tratada como definitiva.

Quando a noite caiu sobre o país, eu tinha oito anos. Hoje, aos 71, tenho uma neta de nove anos — praticamente a idade que eu tinha quando tudo começou.

“É por ela, pelos meus outros três netos, por minha filha, por meu filho, por sobrinhos e sobrinhas que sinto o coração apertado diante do cenário que vivemos.

Eu sei o que significa crescer sem compreender inteiramente o que acontece ao redor e, ainda assim, perceber que alguma coisa mudou dentro de casa.

Foram 21 anos de ditadura. Minha geração atravessou aquela noite para recuperar a democracia. Não quero que meus filhos e netos precisem descobrir, como eu descobri, o preço de perdê-la.

Comentários

  1. Muito emocionante não vivi essa época mas acredito que foi muito difícil ❤️❤️

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada. Vamos torcer para que você não precise passar pelo que a minha geração passou.

      Excluir
    2. Verdade, nem pensar em ver nossos filhos e netos passarem o que passamos. Nunca mais. É #LULA13

      Excluir
    3. Lula é a única opção para barrar o obscurantismo que nos ameaça

      Excluir
  2. Sem comentários, de tão bom, emocionante e atual que é o seu artigo/reflexão, amiga. Parabéns, e que possamos, na tarde noite do próximo domingo (4/10), gritar bem alto e com o coração pleno de alegria: Lula foi eleito, a democracia continua vencendo. #Ditadura Nunca Mais. Bjos

    ResponderExcluir
  3. Irmano-me nas suas preocupações , pois vivemos tudo isso, nossos pais eram colegas. O nosso tempo foi quase o mesmo. Mas aí trabalhar, vivi outras circunstâncias que me sufocavam, mas felizmente, dentro de mim e na minha mente, sempre tive o discernimento de separar o trabalho da vida real.
    Minhas preocupações hoje, são as suas, minha amiga.
    Benilda Amorim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso! Temos uma história: nossos pais eram petroleiros, moramos na Capelinha, estamos no Pinto de Carvalho e vivemos os anos de chumbo juntas. Sabemos que não queremos isso para nossos netos e filhos.

      Excluir
    2. Estudamos no Pinto de Carvalho (o teclado me pegou rs rs)

      Excluir
  4. Fico até sem comentários, não consigo imaginar viver em uma era sem democracia, é uma realidade tão distante, mas ao mesmo tempo tão possível. Não vejo a hora de passar o dia 04 e conseguir deitar tranquilo de que a democracia não está ameaçada. É como se tudo estivesse por um fio. Amei o texto, a sensibilidade e a imersão em um passado tão difícil. Como dizia Chico Buarque: "Apesar de você (Bolsonarismo), amanhã há de ser outro dia". Parabéns! Te amo ❤️✨

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso, Caio, precisamos lutar contra o retrocesso. Chame seus amigos, vocês jovens têm a responsabilidade de cerrar fileiras contra o fascismo. Te amo também ❤️

      Excluir
  5. Em,1964,Eu,tinha 1ano dei idade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um ano, não dava pra entender aquele momento, mas cresceu sob a ditadura e viu a democracia florescer, não é?

      Excluir
  6. Tb vivi esse trágico momento, com 5 anos à frente de vc e de B. Eu tinha 13 anos, véspera de 14 (completaria em julho), quando o Brasil foi assaltado. Eu cursava a 1ª série de ginásio no ICEIA e já fui pra rua, apanhar da polícia, por já não concordar concordar com o rompimento da nossa soberania. Agora, depois de outro assalto (2019 a 2023), o temor volta a nos assaltar... Mas somos de uma geração de luta e, tal qual preconizou nosso Presidente, contaremos com o protagonismo e rebeldia da nossa juventude. Seremos salvos mais uma vez!
    Zezão Pereira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que estou muito preocupada. Parece que estamos vivendo em um mundo paralelo. Imaginar um estadista disputando (sim, disputando!) votos com um desqualificado como o opositor é surreal. Mas a luz vencerá as trevas. Não podemos retroceder. Vamos em frente.

      Excluir
  7. Excelente resgate ! Excelente texto ( desculpem a redundância) .Jaciara tem texto primoroso .Por ser bem mais velha que você ,Jaci ,em 1964 eu estava com 14 anos .Senti de perto o terror.Meu tio Mário Lima ,foi cassado ,preso e torturado.Não posso esquecer a dor da minha saudosa avó e de toda a família .
    Em 1977,ao ingressar no Jornal da Bahia,ainda vivíamos os anos duros da ditadura ,culminando com o fechamento do Congresso .
    Lutemos pela democracia .Hoje,amanhã e sempre !

    ResponderExcluir
  8. Seu texto tem a potencia, Jaciara, de nos transportar a histórias vividas - e nem sabidas ou registradas- num tempo longo, de desafios insanos. Nasci em novembro de 1960. E, ainda criança, pré adolescente, através do Cinema, levado por ele e filhos mais velhos, como eu, Sertão adentro, o acesso à arte abriu portas aos entornos da dureza da vida. Aos 14, 15 anos, em plena ditadura, como estudante de Colégio Público, senti na pele as consequências de perseguição e violência psicológica, pela diretora do colégio, Olga Menezes. Fui colocada de castigo, com o rosto colado na parede da pilastra, sem poder me mexer, de onde toda o colégio, em arquitetura arredonda, podia me ver. O que fiz? Participar, de forma ativa, de manifestações culturais como teatro (fiz o papel do anjo que salvava o capitão da areia - de Jorge Amado).Cantava como soprano, num coral, músicas como " Construção" , de Chico Buarque. Levava para a escola, em leituras com os colegas, livros de Bakunin, Simone de Beauvoir, Kafka.
    Meu pai, Sabino Ferreira Peixinho, como candidato a prefeito de uma cidade chamada Pindobaçu, sofrera, no calado, as consequências de perseguições políticas, veladas, onde até "defunto votou". A imprensa não notíciava crimes assim. E o silêncio, conivente, sufocava a vida. Que possamos alardear a necessidade, histórica, de um Brasil justo, civilizado, limpo. . obrigada por seu relato.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Voltei Recife, foi à saudade que me trouxe pelo braço....

Fortes cores primárias, batuques de Maracatu e o vício frenético do frevo são os ingredientes básicos que dão o tom do Carnaval do Recife-Olinda. O carnaval mais democrático do mundo é um desses espetáculos que as palavras não conseguem fazer jus a obra. No Recife palcos espalhados pelos quatro cantos da cidade, principalmente no Ricifi Antígo (pronunciado assim) levou esse ano para todos os foliões artistas como Lenine, Alceu Valença, Seu Jorge, Roberta Sá, Lula Santos, Geraldo Azevedo, Nação Zumbi, Orquestra de Frevo do Recife, Elba Ramalho, Naná Vasconcelos, Reginaldo Rossi, Jussara Silveira, Beth Carvalho, Pedro Luís e a Parede, Pitty entre tantos outros. Em Olinda, animados blocos (sem corda) saem pelas suas ladeiras levando frevo, marchinhas, samba, batuque e muito mais. As fantasias são um espetáculo a parte, lá se vê de tudo, de super-heróis a personagens criados pelo facebook, tinha gente fantasiado até de privada (isso mesmo, um sanitário humano em pleno carnaval...kkk). Sem...

A Rua do Caralho

 Ela existe e fica em Covão do Lobo-Aveiro,  uma  freguesia   portuguesa  do concelho de  Vagos . Quem achou sacanagem a gente ter, em Mato  Grosso, um encontro das ruas  Timelo Rego e Tilasco Pinto , olha essa aí, dos  portugas. 

Quando o ator pornô vira herói nacional

Viralizou nas redes sociais essa foto com a  mensagem: "Ele é José Manuel Velazquez, jovem brasileiro de 19 anos, vencedor do concurso de física quântica e a nível nacional, é originário de Rondônia e vai representar o Brasil nas olimpíadas de física. Mas como não é futebol, ninguém partilha estas conquistas." Vi muita gente boa compartilhando, achando que o "nosso" herói nacional está sendo injustiçado por conta de uma cultura nacional que só valoriza os donos da bola. Só que não. O que cara endeusado aqui, inclusive por senhorinhas condoídas que saíram compartilhando tal "injustiça" e dizendo que ele é exemplo a seguir pelo neto, é identificado como o ator espanhol de filmes pornô (ou de filmes de adultos) segundo o site Boatos.org ). O nome dele é Jordi EL Niño Polla (ou Jordi ENP), e a foto  publicada no suposto Twitter dele em 9 de junho de 2018 está com uma jaqueta do estúdio de filmes adultos Brassers.  Página do ator pornô no tw...